Uma dia após a divulgação do Atlas da Violência 2019, que listou a cidade de Vila Velha com a 5ª maior taxa de homicídios do Espírito Santo, algumas escolas do município tiveram as aulas suspensas na manhã desta terça-feira (06), em decorrência de um intenso tiroteio ocorrido na tarde do dia anterior.
Em comunicado, a prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), informou que optou por suspender as aulas na Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Izabel Correia da Silva e na Unidade Municipal de Ensino Fundamental (Umef) Juiz Jairo de Mattos Pereira, localizadas na região do Morro da Boa Vista, na Grande São Torquato, onde foi registrado o tiroteio.
Atlas da Violência
Os dados do Atlas da Violência foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). De acordo com a publicação, foram registrados 182 homicídios em Vila Velha naquele ano e outras 14 mortes são consideradas homicídios ocultos. Os números resultam em uma taxa de homicídios de 40,4.
A pesquisa leva em consideração apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes. No Espírito Santo, o ranking é liderado pela Serra, cidade mais populosa do estado e que registrou uma taxa de homicídios de 65,2. Na mesma localidade, foram registrados 320 mortes violentas.
A lista das cidades com maior taxa de homicídios do Espírito Santo segue com: Cariacica (59,8), São Mateus (54,9), Linhares (49,5), Vila Velha (40,4), Guarapari (38,5), Vitória (30,6), Colatina (27,1) e Cachoeiro de Itapemirim (22,8).
Crise na Segurança Pública
O Atlas da Violência 2019 leva em consideração os números relativos ao ano de 2017, quando Espírito Santo passou pela maior crise na Segurança Pública no estado. Em fevereiro daquele ano, foram registrados mais de 200 assassinatos em menos de um mês.
Tiroteio em Vila Velha
Um homem foi baleado durante um intenso tiroteio registrado no Morro da Boa Vista, na região de São Torquato, em Vila Velha, no início da tarde de segunda-feira (05). Segundo a polícia, a vítima foi encontrada baleada, em uma casa no alto do morro, e levada para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória. Não há informações sobre o estado de saúde do rapaz.
Moradores da região relataram que ouviram muitos tiros e que o cenário no bairro era de guerra. Alguns registraram vídeos em que é possível ouvir as rajadas de tiros. Testemunhas disseram que o tiroteio é resultado da guerra do tráfico na região. Segundo moradores, assim que o tiroteio começou várias viaturas da Polícia Militar foram para a região para tentar localizar os envolvidos.