
O bairro Vila Graúna, em Cariacica, lidera o ranking entre as regiões mais violentas da Grande Vitória, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp). No local, dez pessoas foram assassinadas somente este ano, em decorrência de uma guerra sangrenta do tráfico de drogas. O número cinco vezes maior que o registado no ano passado, quando duas pessoas foram mortas no bairro.
Um dos casos registrados na região foi o do entregador de gás Ezequiel Dias, de 20 anos, assassinado com mais de 30 tiros no dia 1º de novembro. Segundo testemunhas, ele era trabalhador e foi confundido por criminosos.
>> Adolescente é morto a tiros em Vila Graúna, Cariacica; pai da vítima foi assassinado meses antes
Dois dias antes, no mesmo bairro, cerca de dez homens armados invadiram a casa onde estava Felipe Santos Moraes, de 21 anos, e mataram o jovem. A namorada dele, de 20 anos, também foi baleada ao tentar defendê-lo, mas sobreviveu.
Outros bairros
Na segunda colocação do ranking dos bairros mais violentos ficou São Pedro, em Vitória, que registrou sete homicídios ao longo de 2019. Em outros sete bairros, foram registrados seis assassinatos em cada um: Bandeirantes e Nova Rosa da Penha, em Cariacica; Feu Rosa, Novo Horizonte e Vila Nova de Colares, na Serra; Glória e Vale Encantado, em Vila Velha. Já o Bairro das Laranjeiras, na Serra, registrou cinco ocorrências.
Durante o ano, em todo o Espírito Santo, foram registrados 589 assassinatos por arma de fogo, o que representa mais de um caso por dia. Os que mais são atingidos por essa violência são os jovens: mais da metade das vítimas desses homicídios possui idades entre 18 e 29 anos.
Para o subsecretário de Integração Institucional da Sesp, Guilherme Pacífico, apesar de tanta violência o número é menor do que o observado nos anos anteriores. “Ano após ano, o Espírito Santo vem reduzindo homicídios e sendo referência para outros programas, como é o caso do programa ‘Em frente Brasil’, do governo federal, que também se espelha no programa Estado Presente, que tem ações de proteção social e ações de polícia”, frisou Pacífico.
Uma diminuição, de acordo com ele, resultado de ações do governo contra a criminalidade, mas que ainda não representa um estado seguro. “Primeiro deve ocorrer a retirada desses criminosos que estão lá, seja por disputa territorial do tráfico de drogas ou por hegemonia na organização criminosa. Nosso foco lá é a retirada desses criminosos. Temos uma polícia extremamente técnica, qualificada e voltada para salvar vidas”, destacou.
Os bairros mais violentos da Grande Vitória, por município:
Cariacica
Graúna: 10 casos
Bandeirantes: 6 casos
Nova Rosa da Penha: 6 casos
Serra
Feu Rosa: 6 casos
Novo Horizonte: 6 casos
Vila Nova de Colares: 6 casos
Bairro das Laranjeiras: 5 casos
Vila Velha
Glória: 6 casos
Vale Encantado: 6 casos
Vitória
São Pedro: 7 casos