Desde 2020, o município da Serra lidera a estatística de furto ou roubo de motos na Grande Vitória. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) mostram que, de janeiro até outubro deste ano, foram registrados mais de 500 casos desse tipo somente na cidade.
De acordo com o Painel de Crimes Contra o Patrimônio da Sesp, das 553 motocicletas levadas por criminosos, 138 foram roubadas (quando há violência ou grave ameaça contra a vítima) e 415 furtadas (quando ela é subtraída sem a vítima perceber). Por outro lado, 246 motos foram recuperadas pelas forças de segurança.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Uma dessas vítima foi o auxiliar de expedição Redéli Rodrigues, de 19 anos, que, na semana passada, viveu momentos difíceis ao ter a moto furtada. O veículo estava estacionado em uma via bem movimentada, no bairro Colina de Laranjeiras, quando foi levada por um bandido.
“Meu sonho todo foi jogado fora em questão de um dia”, lamentou.
Ele conta que a moto era novinha, comprada há pouco mais de 20 dias. Segundo o rapaz, para conseguir pagar as prestações, ele alugava a motocicleta.
“Eu tive a infelicidade de alugar ela num domingo e, na segunda-feira, um dia depois, ser furtado. Não estava comigo, estava com outra pessoa que eu aluguei”.
O caso, no entanto, teve um final feliz. No último domingo (12), agentes da Guarda Municipal da Serra, após denúncias de moradores do bairro Balneário de Carapebus, conseguiram encontrar uma casa, que era usada como desmanche de motos.
No total, cinco motocicletas foram recuperadas no local, uma já clonada. As outras quatro estavam intactas, entre elas a moto levada em Colina de Laranjeiras.
Já a empresária Thaís Brenda não teve a mesma sorte. Ela teve a moto furtada em Laranjeiras, na Serra, no início de agosto. O veículo havia sido adquirido após Thaís ser contemplada em um consórcio.
“Eu fui em Laranjeiras resolver alguns problemas pessoais, deixei minha moto estacionada em frente ao estabelecimento onde eu estava e, infelizmente, depois de alguns minutos, minha moto foi furtada. Eu não percebi a tempo. Só fui perceber na hora de ir embora”, lembra.
Ela conta que ainda tinha esperança de encontrar o veículo inteiro. No entanto, uma ligação frustrou seus sonhos. Um agente da Guarda Municipal da Serra entrou em contato com Thaís, informando que apenas o chassi da moto havia sido encontrado. O restante das peças já havia sido vendido.
O chassi foi localizado por agentes da Guarda numa região de mata, em Nova Zelândia, também na Serra. A área é usada por bandidos para desmontar os veículos, uma espécie de cemitério de motocicletas.
Em um vídeo feito minutos após a ligação do agente da Guarda e postado em suas redes sociais, a moça chora ao ter a certeza de que não vai conseguir mais reaver seu veículo.
“Hoje eu recebi uma ligação, há mais ou menos uns 20 minutos, dizendo que encontraram o chassi da minha moto. Infelizmente a notícia não foi muito boa porque a esperança era encontrar ela clonada. Mas recebi a ligação de um agente da Guarda Municipal, que me deu a triste notícia de que encontrou o chassi da minha moto numa mata”, disse na gravação.
Por meio de nota, a Polícia Militar informou que realiza patrulhamento 24 horas, além de várias operações e cercos táticos, que têm como resultado a recuperação de vários veículos.
A PM também ressalta a importância da população registrar, na Polícia Civil, um boletim de ocorrência, para que se dê início a uma investigação. Destaca ainda que, diante de qualquer suspeita de crime, a população deve ligar para o número 190.
A produção da TV Vitória/Record também entrou em contato com a Prefeitura da Serra. Em um vídeo enviado para a reportagem, a comandante da Guarda Municipal da Serra, Lais Araújo, destacou as ações adotadas pela corporação para tentar reduzir os números de roubos e furtos no município.
“A moto hoje é um veículo mais visado devido à facilidade que se tem de furtar esse veículo e também a facilidade que se tem para revenda. A Guarda Municipal de Serra tem atuado junto com o cerco eletrônico e também com o videomonitoramento, que tem inibido e coibido infrações como essa no município. Nós já estamos com cerca de 200 veículos recuperados somente pela Guarda Municipal neste ano, aqui no município de Serra”.
Com informações do repórter Roger Nunes, da TV Vitória/Record