Polícia

Comerciante é detido com arma e pássaros silvestres em bar de Cariacica

Após denúncias, os policiais estiveram no bar e avistaram 12 pássaros expostos no interior do estabelecimento. Ele foi levado para a delegacia do município

O material foi levado para a delegacia Foto: Divulgação/PMA

Um comerciante foi preso com uma arma de fogo e pássaros silvestres. De acordo com o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o acusado estava em um bar no bairro Oriente, em Cariacica. Além da posse irregular da pistola calibre 25, a criação dos oito pássaros também era irregular. Ele também teria falsificado uma anilha para esconder o crime.

Após denúncias, os policiais estiveram no bar e avistaram 12 pássaros expostos no interior do estabelecimento, sendo sete coleiros, um trinca-ferro e quatro canários-belga. Algumas aves não possuíam anilhas de identificação. O comerciante apresentou o documento que relaciona os pássaros, emitido pelo IBAMA, porém com a validade vencida desde 2013. Os coleiros e o trinca-ferro (pássaros da fauna silvestre) foram recolhidos. Também foi apreendida uma anilha referente a um coleiro que morreu. 

Foi constatado ainda que uma das aves estava com a pata anilhada machucada e a idade do animal aparenta não condizer com os dados da documentação (que afirma que o pássaro deveria ter 14 anos, sendo que a expectativa de vida da espécie é de aproximadamente 10 a 12 anos), fato que sugere que o animal foi pego na natureza e anilhado de forma ilegal, depois de adulto. 

Durante a fiscalização os policiais encontraram a pistola em uma das prateleiras. O comerciante informou não possuir documentação referente à arma. Ele foi conduzido à Delegacia de Cariacica por posse irregular de arma de fogo, manutenção de pássaro silvestre em cativeiro sem autorização e por haver indícios de uso indevido do selo público, representado pela anilha emitida pelo IBAMA.