Como forma de prevenção ao crime e maior segurança, comerciantes da Grande Jacaraípe foram os primeiros da Serra a receber botões de “Alerta Comércio”. O dispositivo garante uma resposta mais rápida da Guarda Civil Municipal em casos de assaltos e outros crimes.
A iniciativa é da Secretaria de Defesa Social (Sedes) do município e será acompanhada por uma série de treinamentos, que tiveram início nesta quarta-feira (27), sob organização da comandante da GCM, Laís Araújo, e o coordenador da Central de Controle Operacional de Videomonitoramento (CCOV), agente Mello.
Já foram distribuídos 14 botões nesta primeira fase. De acordo com a prefeitura, esse número deve chegar a 180 no total, atendendo outras regiões do município.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Por enquanto, apenas a região de Jacaraípe terá o botão de alerta.
“O protocolo do ‘Alerta Comércio’ é importante para avançar na segurança junto com os comerciantes. Dessa forma, será possível fazer alinhamentos de acordo com os apontamentos que a classe orientar”, comentou o subsecretário de Defesa Social da Serra, coronel Coutinho.
Treinamento
Para facilitar o protocolo para comerciantes, o treinamento foi baseado nos tópicos mais importantes, como em quais situações os botões deverão ser utilizados e como manuseá-los da maneira mais eficaz.
No entanto, é preciso compreender que o botão de alerta não anula os outros canais de comunicação da Guarda Civil Municipal, a qual pode ser acionada pelo número (27) 3252-3711, ou o WhatsApp (27) 98166-0812.
“O cerco eletrônico é um serviço de inteligência com informações muito completas e o botão alerta vai ser um complemento e um aliado desse sistema. O nosso objetivo é estreitar os laços entre os comerciantes e a segurança pública”, explicou a comandante da GCM, Laís Araújo.
Segurança
Para José Luis Adami, comerciante há 30 anos no município da Serra, o “Alerta Comércio” é uma conquista importante.
“Tudo que contribui para a segurança, melhora a vida dos moradores, e dos comerciantes. É importante saber que esse setor está funcionando”, afirma.
“O botão é necessário porque, além de trazer mais segurança para os comerciantes, inibe as possíveis investidas de crimes”, finalizou a secretária do Conselho Interativo de Segurança Pública da Grande Jacaraípe e Manguinhos, Solange Nodari.