Apenas nesta semana, quatro empresas foram invadidas e furtadas por criminosos em Jardim Limoeiro, na Serra. Em entrevista para a TV Vitória, comerciantes e funcionários de estabelecimentos da região confessaram não aguentar mais.
Câmeras de segurança registraram diversos ângulos de ações suspeitas no mesmo bairro. Na madrugada da última segunda-feira (24), um homem suspeito com uma mochila foi flagrado subindo em cima de um portão.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo um funcionário da empresa invadida, José Airton, o criminoso furtou mangueiras de incêndio e turbos de cobre do ar-condicionado.
“Chegamos no ambiente de trabalho no dia seguinte e sentimos falta do material do ar-condicionado, mangueira de incêndio, porque eles têm cobre. Nossa suspeita é que essa tenha sido a motivação dele”, contou o técnico em mecânica.
Para os membros da equipe, a forma habilidosa pela qual o suspeito entrou na empresa chamou atenção.
“Nós vimos as imagens da câmera e ele entrou se arrastando por causa das gravações. Pensamos que poderia ser alguém que conhece a região”, disse.
O prejuízo total da empresa foi grande e até o momento ainda não foi totalmente calculado. “Até hoje não conseguimos numerar o valor do prejuízo que tivemos, ainda estamos correndo atrás para acionar o seguro”.
Mais crimes
Nesta sexta-feira (28), a equipe de reportagem da TV Vit´ória esteve no local onde a fornecedora de válvulas e bombas industrias foi furtada. Na região, outros empresários e comerciantes reclamaram da falta de segurança.
O último crime deste tipo foi registrado durante a última quinta-feira (27), câmeras de uma loja de gesso flagraram o momento em que um rapaz com a cabeça coberta por um capuz entra no comércio e mexe em algumas gavetas.
Após pegar uma quantia de dinheiro, o suspeito volta pela janela, pula para a rua e foge do alcance das gravações.
Veja alguns vídeos:
Ações frequentes
Segundo empresários e funcionários, ações como estas são frequentes na região em qualquer horário.
Um comerciante que não quis gravar entrevista contou para o programa Balanço Geral que a loja dele foi roubada na última quarta-feira (26), por volta das 15h. Segundo ele, o criminoso chegou com um carro e anunciou o assalto, levando pertences do proprietário e de um funcionário.
Uma jovem que seguia para uma entrevista de emprego também relatou ter se tornado vítima de um assalto. De acordo com o boletim, a mulher estava procurando o endereço da empresa no celular quando foi abordada por um suspeito com uma faca.
O criminoso foi imobilizado por pessoas que passavam pelo local e detido pela Guarda Municipal da Serra.
“No momento, o suspeito confessou o crime. A desculpa dele foi o uso de drogas. Ele seria usuário de drogas”, afirmou a Agente Dias.
Em nota, a Polícia Militar (PM) informou que diariamente realiza cercos táticos e pontos base na região, além do policiamento ostensivo de rotina.
Equipes também realizam visitas tranquilizadoras aos comércios, para aproximar a PM da comunidade.
O comando da 5ª Companhia do 6º Batalhão afirmou também estar sempre à disposição da população e da liderança comunitária, para conversar e esclarecer como é feito o patrulhamento no local.
*Com informações da repórter da TV Vitória/Record TV, Suellen Araújo.