Um detento fugiu da Penitenciária de Segurança Máxima II, em Viana, nesta terça-feira (02). De acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o interno foi identificado como Lutemberg Jesus de Oliveira, que cumpria pena na unidade por roubo.
O detento é acusado de praticar assaltos a bancos. De acordo com matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, Lutemberg liderou uma rebelião, há 20 anos, na Casa de Detenção do Complexo Penitenciário da Pedra d’Água, em Vila Velha. Na ocasião, 135 presos mantiveram seis pessoas como reféns.
Ainda segundo a Secretaria de Justiça, o fugitivo está sendo procurado pela Polícia Militar, que está fazendo buscas. As pessoas que tiverem informações sobre o foragido devem entrar em contato com o Disque-Denúncia, por meio do telefone 181.
A Sejus informou também que está apurando com rigor as circunstâncias da fuga. Segundo a secretaria, o fato foi comunicado ao juiz da Vara de Execução Penal e ao Grupo Especial de Trabalho em Execução Penal (Getep), do Ministério Público Estadual, como de praxe.