Dois homens condenados por homicídio foram presos durante uma operação conjunta da Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (18). Um deles é José Operaci Laurette, de 43 anos, condenado a seis anos e três meses de prisão por participação no assassinato de Geneci Baía de Souza, ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Aparecida, em Cariacica.
Geneci foi morto em fevereiro de 2010, enquanto participava de uma reunião da associação. O suspeito de participar da quadrilha que assassinou o líder comunitário foi preso em casa, no bairro Retiro Saudoso, também em Cariacica, por policiais da Superintendência de Polícia Prisional (SPP) e da Delegacia de Crimes Contra a Vida (DCCV) do município.
“Ele foi condenado por participar de uma quadrilha responsável por vários homicídios na região de Cariacica. Inclusive esse mandado que nós cumprimos hoje é referente ao homicídio do então líder comunitário do bairro Aparecida, que na época estava incomodando a quadrilha pelo sucesso que estava trazendo para o seu bairro. Os demais, incomodados com o sucesso do líder comunitário, tramaram e executaram sua morte”, afirmou o delegado Marco Aurélio Ferreira.
Leia também:
>> Preso pistoleiro que estava na lista dos 10 assassinos mais procurados do Espírito Santo
O outro detido durante a operação foi Felipe Silverol Erlacher, de 26 anos, condenado a seis anos e quatro meses de prisão pela morte de Kleber Bruno, ocorrida em dezembro de 2010, no bairro Nova Brasília, em Cariacica. Na hora da prisão, o suspeito estava em casa, no bairro Rio Branco, também em Cariacica, e tentou fugir, mas acabou caindo de um telhado e machucou os tornozelos.
“Nós já realizamos algumas diligências atrás dele para cumprir o mandado de prisão. No entanto, ele sempre logrou êxito em correr por trás da casa dele. Hoje nós realizamos um cerco pela manhã e novamente ele tentou correr, mas, ao pular o muro, acabou batendo no telhado e veio a cair de uma altura aproximada de quatro metros”, disse o delegado.
O objetivo da operação era cumprir seis mandados de prisão contra condenados por homicídio em Cariacica. Dois foram cumpridos e, segundo a polícia, novas operações serão realizadas para localizar os demais foragidos.
Durante a operação desta quinta-feira, três homens também foram detidos por não pagar pensão alimentícia. Todos os cinco foram encaminhados para o Centro de Triagem de Viana.