Uma cliente e funcionários de um supermercado de Vitória foram parar na delegacia após uma discussão na tarde desta terça-feira (20). A confusão teria acontecido por uma falha no sistema, que não reconheceu o pagamento das compras feitas pela cliente.
A enfermeira Cláudia Costa Silva afirma que foi acusada de roubo por funcionários do estabelecimento, localizado em Jardim Camburi. No entanto, ela afirma ter recebido, em seu celular, o comprovante de pagamento da compra, no valor de R$ 68,54, e por isso saiu do supermercado com as compras.
Cláudia disse que realizou a transação por meio do cartão de débito e recebeu a mensagem do banco, confirmando o desconto do valor das compras em sua conta. O problema é que o pagamento não foi reconhecido pelo caixa do supermercado.
“A menina percebeu que no caixa dela passava como se não tivesse debitado, mas eu recebi a mensagem e mostrei para ela. A partir desse momento, ela fez um ou dois telefonemas e colocava da seguinte forma: ‘o cartão da cliente não passou e não posso deixar ela levar as compras’, disse a enfermeira.
Segundo a cliente, a funcionária se recusou a chamar a gerência e a entregar o cupom fiscal. Revoltada, Cláudia deixou o estabelecimento com as compras, que já estavam nas sacolas.
A enfermeira conta que foi seguida por cinco funcionários do supermercado, por três quadras, até o portão de casa. Ela afirma que, durante o trajeto, foi acusada de roubo.
“Foram até o portão de casa, chamaram a polícia, e, no chamado deles, era para atender uma ocorrência de roubo. Eu fiquei extremamente nervosa com essa atitude, porque eles estavam agindo como se estivessem lidando com um ladrão. Em nenhum momento eu fui tratada como cliente, mas sim como ladra”, desabafou.
A polícia foi acionada e o caso foi parar na Delegacia Regional de Vitória. Representantes do supermercado não quiseram falar com a imprensa. As compras apreendidas foram devolvidas para a cliente.
O delegado Lauro Coimbra acredita que o problema poderia ter sido resolvido dentro do estabelecimento, com mais diálogo. “Eu acredito que tenha havido uma falha no sistema, porque foi creditado no cartão da pessoa, que tem um sistema que acusa, mas não entrou na conta do supermercado. Fatos dessa natureza são comuns ocorrerem. Não é uma coisa inédita, já ocorreu em outras situações. Então faltou diálogo por parte da compradora e por parte do supermercado, para se resolver a questão ali no momento. E essa falta de diálogo acabou se estendendo e complicando a situação”, frisou o delegado.
Já a enfermeira acredita que o episódio não foi apenas uma falha no sistema no supermercado. Ela afirma que foi vítima da falta de orientação dos funcionários que realizaram o atendimento e garantiu que que vai em busca de seus direitos. “Vou procurar os meus direitos como cliente, porque as pessoas têm que entender que os direitos da gente têm que ser garantidos”, afirmou.
A reportagem da TV Vitória/Record TV tentou falar, na delegacia, com representantes do supermercado, mas eles não quiseram se pronunciar. A produção também tentou entrar em contato com os responsáveis pelo supermercado, mas não houve retorno.