Polícia

Coordenadora foi ameaçada após aluno se recusar a tirar boné na aula em Vila Velha

O caso aconteceu na UMEF Pedro Herkenhoff, no bairro Cobilândia. Jovem foi autuada e encaminhada ao presídio

Imagem ilustrativa. Foto: Freepik
Imagem ilustrativa. Foto: Freepik

Uma confusão iniciada após um aluno se recusar a retirar o boné durante uma aula terminou com a prisão de uma jovem e a apreensão de três adolescentes por tentativa de agressão e ameaça de morte a uma coordenadora pedagógica em Vila Velha.

O caso da coordenadora ameaçada aconteceu na UMEF Pedro Herkenhoff, no bairro Cobilândia, entre a quarta (10) e a quinta-feira (11).

De acordo com informações apuradas pela reportagem da TV Vitória, tudo começou quando um estudante de 16 anos foi advertido por descumprir uma norma interna da escola: ele se recusou a tirar um boné durante uma aula. Inconformado com a advertência, ele teria relatado o ocorrido a colegas.

LEIA TAMBÉM:

Coordenadora ameaçada: portão de escola foi chutado

Durante a noite, com a escola já fechada, um grupo formado por três adolescentes, com idades entre 14 e 16 anos e uma jovem de 19 anos, foi até a unidade e passou a chutar o portão, danificando a estrutura.

Na manhã seguinte, enquanto a mãe do estudante era atendida na coordenação, os demais envolvidos retornaram à escola. Um dos adolescentes portava uma faca e chegou a ameaçar a coordenadora de morte.

A Guarda Municipal de Vila Velha foi acionada e deteve os suspeitos. Durante a abordagem, um adolescente foi flagrado com a arma branca tentando forçar o portão da escola, com o apoio de duas adolescentes. Um quarto suspeito foi localizado dentro da unidade de ensino.

Motivação ligada à presença da Guarda na escola

Segundo relatos à Guarda Municipal, a motivação do grupo também estaria ligada à presença da corporação no dia anterior, quando a coordenadora havia solicitado apoio para conter brigas em frente à escola.

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle), em Vitória, para a apuração dos acontecimentos. Eles foram conduzidos nos bancos traseiros das viaturas, sem o uso de algemas e sem lesões.

Em nota, a Polícia Civil informou que a suspeita, de 19 anos, foi autuada em flagrante por organização criminosa e foi encaminhada ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Já os adolescentes, de 16 e 15 anos, e a adolescente de 14 anos, foram autuados por ato infracional análogo ao crime de organização criminosa e foram encaminhados ao Centro Integrado de Atendimento Socioeducativo (Ciase).

*Com informações da repórter Marla Bermudes, da TV Vitória/Record