Polícia

Coronel que já ocupou cargo máximo da PM é o novo comentarista de segurança da TV Vitória

Com mais de 30 anos na corporação, Willian fez carreira na PM e alcançou o ponto mais alto da hierarquia da segurança militar. Ele estreia nesta segunda-feira (22), no Cidade Alerta ES

Coronel Willian: reforço no jornalismo Foto: TV Vitória

O jornalismo da Rede Vitória ganha um reforço na equipe de jornalistas e apresentadores da TV Vitória/Record. A partir desta segunda-feira (22), o coronel Ronalt Willian, passa a ser o comentarista de segurança pública do Cidade Alerta Espírito Santo.

Com mais de 30 anos na corporação, Willian fez carreira na Polícia Militar e alcançou o ponto mais alto da hierarquia da segurança militar. O coronel teve toda uma vida dedicada à segurança pública do Espírito Santo.

“Eu sou neto de um integrante da PM. Meu avô entrou como soldado e foi para reserva como tenente. Então, fui criado nesse ambiente militar. Acredito que houve uma influência, com certeza, na minha decisão profissional”, afirma.

A experiência do coronel o faz profundo conhecedor de uma das maiores mazelas capixaba: a violência. “Dentre alguns protestos, eu posso dizer, que o de 2012, dos estudantes, quando houve queima de ônibus, marcou minha carreira. Aí prevaleceu minha experiência, como gerenciador de crise. Foi quando instalamos um gabinete de crises para receber todas as informações e tomar as decisões”, lembra.

A partir desta segunda-feira (22), todos os dias, a Rede Vitória passa a contar com a experiência e conhecimento de quem já foi o homem mais forte da Polícia Militar do Estado. Willian ajudará a analisar os principais fatos do dia, do ponto de vista de quem viveu de perto os bastidores do mundo policial capixaba.

Coronel Willian nasceu em Vitória, mas se formou na academia da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, no início dos anos 1980. Retornou ao Espírito Santo como aspirante a oficial da PM.

Experiência e credibilidade em segurança Foto: TV Vitória

Mais de duas décadas de aprendizado e desafios. Entre outras funções, o coronel foi o responsável pelo 7º Batalhão de Cariacica e foi o comandante do Policiamento Ostensivo Metropolitano, em 2010.

A carreira foi coroada com o cargo mais alto da PM. Em 2011, coronel Ronalt Willian foi nomeado comandante geral da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo. Em 2013, o ciclo da Polícia Militar se encerrou, porém, o trabalho não ficou de lado. Atualmente ele comanda uma academia, em Itaparica, Vila Velha.

Wilian fala sobre a experiência de integrar a equipe da Rede Vitória. “Estar fazendo um programa dessa natureza, com a envergadura do Cidade Alerta, é uma felicidade muito grande, e essa felicidade repercute nos benefícios que a gente pode trazer para a sociedade, informando dicas de segurança para cada situação que a gente anuncia a cada dia”, conclui.

O gerente de jornalismo da Rede Vitória, Alexandre Carvalho, destaca a importância do reforço no Cidade Alerta. “Não há uma escolha melhor para levar para o telespectador uma análise aprofundada no noticiário policial no nosso Estado. O coronel Willian tem mais de 30 anos de experiência em segurança pública. Conhece os bastidores. Conhece também, a história das ruas. Por isso, além da análise, ele também vai trazer dicas de segurança para que possamos nos sentir um pouco mais seguros no nosso dia a dia”, afirma.