Uma cracolândia, instalada debaixo da Terceira Ponte, em Vila Velha, tem deixado os moradores da Praia da Costa inseguros. De acordo com quem mora na região, usuários de droga passam o dia consumindo crack no local. Nem mesmo a poluição do canal impede que eles fiquem à beira do valão.
Em meio ao lixo, a comida é mantida sem condições mínimas de higiene. Um homem que trabalha como vigilante na região, há 22 anos, se mostra perplexo com o que costuma ver todos os dias.
“Infelizmente vejo com frequência pessoas dependentes de droga fazendo uso em vários horários do dia, principalmente pela manhã e à noite. Eles são tidos como zumbis. São pessoas que não se preocupam com o que está ao redor”, contou.
A empregada doméstica, Janete Rodrigues, também se diz constrangida com o que vê todos os dias a caminho do trabalho. “As vezes fico com medo, pois passo por eles no trajeto que sigo para o trabalho. A gente fica triste em ver isso, pois a droga está dominando. A gente se sente ameaçada”, afirmou Janete.
A Prefeitura de Vila Velha informou que a limpeza da cidade é feita por meio de mutirões. Segundo eles, equipes estiveram no local, nesta sexta-feira (12), para realizar a limpeza da região. Em relação às pessoas em situação de rua, a equipe do serviço especializado em abordagem social disse que realiza abordagens constantes no local, oferecendo encaminhamento para tratamento de dependência de álcool e outras drogas. Entretanto o grupo se recusa a aceitar os encaminhamentos.