Dois rapazes, que não tiveram a identidade revelada, foram flagrados por câmeras de videomonitoramento arrombando uma creche, no bairro Novo Horizonte, na Serra. Todas as salas de aula foram reviradas e os acusados quebraram parte do telhado para entrar na instituição.
O crime aconteceu na tarde do último domingo (4). Este foi o terceiro arrombamento só em 2014, de acordo com os funcionários.
Imagens do circuito interno mostram os criminosos dentro da creche. É possível ver que os rapazes usam uma blusa para esconder o rosto. Um deles vai para outro cômodo, enquanto o comparsa fica e vasculha o que encontra pela frente. Uma TV, um micro-ondas, um aparelho de DVD e aparelhos de rádio foram furtados.
“Constatei que havia alguma coisa errada quando eu vi um líquido do freezer derramado na porta da cozinha. Foi quando eu abri a porta e vi que tava uma baderna na cozinha”, diz a servente da creche, Silvana Pinto.
Para os colaboradores, a estrutura precária da creche, a falta de manutenção e segurança 24 horas, atraem criminosos. “Janelas estão com buracos, nosso parquinho está cheio de mato. É um descaso, nossa escola está abandonada”, diz uma professora da instituição, Eunice de Paula.
Pelo que foi constatado pela equipe de reportagem da TV Vitória, os acusados não se contentaram em furtar, mas também destruíram tudo que viram pela frente. Até trabalhos dos alunos foram mexidos
De acordo com a secretária de Educação da Serra, Vera Lucia Castiglioni, o quadro de vigilância para a creche foi providenciado. “Já estamos com processo em tramitação para efeito de ampliação do quadro de vigilância das escolas. Nós estamos com plano de manutenção para todas as escolas. Em função da limitação do orçamento o trabalho é feito de forma gradativa”, afirma.