Polícia

Cresce número de invasões a residências no Espírito Santo

No primeiro semestre deste ano, 273 casos foram registrados no estado, um aumento de 34% quando comparado com o mesmo período em 2020

Foto: Reprodução TV Vitória

Casas trancadas e criminosos ousados: mesmo com a população redobrando os cuidados com a segurança, o número de roubos a residências cresceu 34% em 2021, quando comparado com o primeiro semestre de 2020. 

Vila Velha é o município do Espírito Santo com o maior número de registros de casos. O crime mais recente aconteceu na madrugada da última segunda-feira (26), no Centro da cidade

A dona do imóvel contou que estava dormindo quando um homem entrou na casa dela.

“A gente acordou, por volta das 5h20 da manhã, com o barulho do cachorro latindo. Parecia que tinha alguém dentro de casa. Quando a gente abriu a janela, tinha uma pessoa pulando o muro”. 

A vítima revelou, ainda, que são vários os casos de casas invadidas na região. “Uma vizinha contou que na casa da mãe dela já invadiram três vezes”, relatou.  

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o município canela-verde é a cidade do Estado com maior número de roubos a residências. Apenas neste ano, 38 casos foram registrados no município, nove a mais do que no ano passado. 

Sexta-feira é o dia da semana com o maior número de invasões a casas em Vila Velha

Em todo o Espírito Santo, no primeiro semestre de 2021, foram registrados 273 casos. No mesmo período do ano passado, foram 203. Os números representam um aumento de 34%. 

A sexta-feira é o dia da semana com maior percentual de casos, são cerca de 18,3%, seguido pela quarta-feira, que tem 17,6% dos casos registrados. 

O vídeo feito por uma moradora do município, mostra o momento que um homem conseguiu abrir o portão de uma casa e entrar na residência. A vizinha gritou quando o suspeito invadiu o imóvel. Assustado, o rapaz deixou o local e foi embora.

No início da semana, o suspeito de ter furtado uma bicicleta de uma casa de Vila Velha foi detido. Segundo a Guarda Municipal, Udirlan Pinto de Costa de 22 anos também teria tentado pegar uma vara de pescar. 

Na segunda-feira, as câmeras de uma casa flagraram a ação de suspeito na Praia do Suá, em Vitória. Um dos suspeitos esperou o comparsa na esquina, enquanto o homem quebrava o cadeado do portão. Minutos depois, eles fugiram juntos levando uma bicicleta. 

Esses casos não foram os únicos. No início de julho, uma família foi feita refém dentro da própria casa, em Cariacica. O crime aconteceu no bairro Nova Campo Grande. Segundo a polícia, bandidos armados invadiram o local e fizeram três pessoas reféns. 

Em nota, a Polícia Militar informou que atua com o policiamento ostensivo em toda a Grande Vitória na tentativa de combater este tipo de crime, além de atuar com outras estratégias de policiamento e reforço na segurança em todas as regiões do Estado.

*Com informações do repórter Douglas Camargo, da TV Vitória/Record TV.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros

Produtor web

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.

Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.