Polícia

Cresce número de jovens e negros em presídios do Espírito Santo

Segundo pesquisa divulgada nesta terça pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Estado foi um dos que apresentaram a maior taxa de crescimento desse público nos presídios

Crescimento do número de presos negros e jovens no Espírito Santo foi um dos maiores do Brasil Foto: Agência Brasil

O Espírito Santo está entre os estados com a maior taxa de crescimento da população carcerária negra e jovem do Brasil, entre os anos de 2007 e 2012. A constatação é do estudo Mapa do Encarceramento: os Jovens do Brasil, divulgado nesta quarta-feira (03) pela Secretaria-Geral da Presidência da República.

Segundo a pesquisa, o índice de encarceramento de jovens com até 29 anos no Espírito Santo foi de 132% nesse período, o maior do país ao lado de Alagoas. No Brasil, a média de crescimento foi de 26%. 

Com relação à variação da quantidade de detentos negros, o Espírito Santo teve um aumento ainda maior, de 137%, perdendo apenas para Alagoas, cuja taxa foi de 175%. A média nacional, no mesmo período, foi de 32%. A taxa de proporção de negros presos em relação à população, no Espírito Santo, foi a quarta maior do país.

A pesquisa destacou ainda que os estados que desenvolveram programas de repressão qualificada, visando principalmente à redução de homicídios, como o Espírito Santo, tiveram crescimento de presos acima da média, acusados por crimes patrimoniais e delitos de drogas. O estudo lembra que no Espírito Santo foi implementado, em 2011, o programa Estado Presente pela Defesa da Vida, para o enfrentamento de crimes letais intencionais.

Outros estados que também desenvolveram programas desse tipo e apresentaram aumento na população carcerária foram Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. 

Ainda segundo a pesquisa, o Espírito Santo tem os crimes de entorpecentes como a maior causa de prisões, ao lado de Amazonas, Acre, Roraima e Rio Grande do Sul.

O levantamento foi feito pela pesquisadora Jacqueline Sinhoretto com base nos dados do Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen), do Ministério da Justiça.