O medo e a insegurança tem feito companhia aos moradores do bairro Campina Grande, em Cariacica. Os constantes registros de furtos e invasões à domicílio na região tem tirado o sono até mesmo de moradores antigos do bairro. Os criminosos levam de tudo, desde aparelhos eletrônicos até roupas de cama.
Com medo e traumatizada pela situação, uma das vítimas não quis gravar entrevista com a equipe do Balanço Geral, mas contou que o prejuízo que teve após uma invasão à sua casa, foi de quase mil reais. Ela conta que encontrou a casa toda revirada e que os criminosos levaram uma televisão e um conversor digital.
Desempregada, a vítima contou ainda que vai ficar um bom tempo sem a televisão, pois não tem condições financeiras de adquirir outro eletrodoméstico.
Esta não foi a única pessoa a sofrer com a ação de criminosos. De acordo com moradores da região, os furtos no bairro são constantes e além de eletrodomésticos, os criminosos levam até roupas de cama.
Outra vítima dos furtos no bairro Campina Grande foi o auxiliar de produção, Carlos André, ele que é morador do bairro há 24 anos contou que já teve a casa invadida duas vezes. A primeira aconteceu no ano passado e a segunda foi no início deste semestre. Nas duas ocasiões ele teve objetos furtados e na última, contabilizou um prejuízo de R$ 6 mil. Em virtude do prejuízo, o morador decidiu investir na própria segurança com alvenaria e equipamentos de segurança como câmeras de videomonitoramento.
Uma outra moradora, que também não quis gravar entrevista, contou que já sofreu tentativas de furto. Em sua casa é possível encontrar correntes no portão. Essas correntes chegaram a ser cortadas pro criminosos durante uma tentativa de invasão mas, por sorte, eles não tiveram sucesso e não entraram no imóvel.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), houve uma redução no número de furtos no município de Cariacica. De janeiro a setembro deste ano, foram registradas mais de 300 ocorrências de invasão a domicílio, uma média de 35 casos por mês.
* Com informações do repórter Fábio Gabriel, da TV Vitória/Record TV.