Polícia

Criminoso usa foto de médico para aplicar golpes por aplicativo de mensagens

Outros colegas de profissão também já foram vítimas deste tipo de golpe

Foto: Reprodução

Durante a pandemia, criminosos estão inovando para aplicar golpes pela internet. Desta vez, a vítima é um médico cirurgião plástico. Os suspeitos usaram fotos dele para entrar em contato com outras pessoas e pedir dinheiro. 

Quem descobriu o golpe foi a própria filha dele. Na manhã desta quarta-feira (17), Thainá Castro recebeu uma mensagem no celular de uma pessoa que se passava pelo pai, Roberto Ribeiro. A princípio ela não desconfiou, pois o pai já havia comentado sobre ter um outro número para falar com clientes. 

Sem qualquer desconfiança, Thainá conversou normalmente com o suposto pai. Logo que se identificou como filha, o criminoso pediu para ela salvar o novo número e começou um diálogo duvidoso. 

“No primeiro momento achei que fosse ele, porque da última vez que conversamos,ele me falou que tinha um novo número, mas não me passou. Ele usou umas palavras que meu pai não tinha costume de usar, por isso desconfiei. Eu resolvei continuar a conversa para ver até onde iria”, disse. 

O criminoso mandou o número de uma conta bancária e pediu dinheiro. Thainá desconfiou do pedido de transferência e fez um teste para saber se realmente se tratava de um golpe.  

“Quando ele me pediu para fazer a transferência, eu respondi dizendo que ele me devia dinheiro relacionado ao meu carro. Ele respondeu que em dois dias devolveria o valor e pagaria o que devia do carro. Mas eu não tenho carro”, contou. 

Roberto ficou assustado quando a filha contou o que tinha acontecido. “Ela me ligou cedo dizendo que tinha recebido uma mensagem de um número novo, com fotos que eu tenho nas redes sociais. Como ela sabia que eu tinha um contato para clientes, não desconfiou e conversou normalmente. Mas o suspeito começou a puxar um assunto que despertou a atenção dela, que desconfiou. Ele mandou número de uma conta e informações para uma transferência”, disse. 

Assim que o médico tomou conhecimento do golpe, já avisou nas redes sociais o que estava acontecendo. Ele contou que outros colegas de profissão também já passaram pela mesma situação. Essa não é a primeira vez que a família é vítima de um golpe deste tipo. Roberto procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência.

*Com informações do repórter da TV Vitória/Record TV, Vitor Moreno. 

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.