Polícia

Criminosos arrombam unidade de saúde na Serra e levam remédios e até balança de pesar bebês

A suspeita é que a porta do local tenha sido esquecida aberta na quinta-feira. Essa já é a sexta unidade alvo de criminosos na cidade somente este ano

Foto: Reprodução / TV Vitória
Unidade de Saúde do bairro Barcelona, na Serra

A Unidade de Saúde do bairro Barcelona, na Serra, foi arrombada durante a madrugada desta sexta-feira (26). Essa já é a sexta unidade alvo de criminosos na cidade somente este ano. Os criminosos, que entraram pelo consultório do clínico geral, dessa vez levaram até remédios e uma balança para pesar bebês.

Do consultório do clínico geral, os assaltantes foram até o consultório de pediatria. Nos armários, onde ficavam vários medicamentos, praticamente tudo foi levado. Em seguida, a sala de preparo serviu para roubarem diversos instrumentos usados para fazer exames. 

“Quando eu cheguei aqui na sala, levei um susto. Não tinha nada! Eu tinha deixado meu ‘esteto’ (estetoscópio) aqui também, aí levaram as coisas. Fiquei procurando e perguntei se alguém escondeu. Para mim era uma pegadinha”, conta a enfermeira Angela Maria da Silva.

Na sala por onde os criminosos passaram não há sinais de arrombamento. A suspeita é que a porta do consultório tenha sido esquecida aberta. 

Por conta da falta de instrumentos médicos, quem procurou a Unidade de Saúde, na tarde desta sexta-feira (26), para medir a glicose, por exemplo, não conseguiu ser atendido, pois todos os aparelhos foram levados pelos criminosos.

“Foi bem difícil. A enfermeira teve que fazer o boletim de ocorrência e ficamos sem instrumentos para trabalhar aqui durante o dia”, completou Angela.

Segundo os funcionários, essa é a primeira vez que a unidade sofre invasão. Uma médica disse `à reportagem da TV Vitória/Record TV que o carro dela foi levado quando estava parado no estacionamento do local, anexo ao prédio. Pouco tempo depois, o de outro médico também teria sido levado. 

Foto: Reprodução / TV Vitória
Local onde estava a balança para pesar bebês

O local não possui vigilância noturna e os muros são baixos. Um vaso grande para plantas foi visto encostado no muro, possivelmente usado para acessar o quintal da Unidade de Saúde de Barcelona. Quem utiliza os serviços ficou triste com a notícia do arrombamento. 

“Muito triste, né? A gente depende, eles atendem bem a gente, então é prejuízo para a gente”, lamenta a dona de casa Maria de Almeida Lima Barbosa.

A Polícia Civil informou que o caso foi registrado no 11º Distrito Policial da Serra, no início da tarde desta sexta-feira (26), e será investigado. Até o momento, nenhum suspeito foi identificado. 

De acordo com a prefeitura do município, a unidade funcionou, não houve prejuízos aos serviços, e os equipamentos já estão sendo substituídos.

Outros casos

A insegurança é uma realidade que muitas unidades de saúde da Serra vivem. De acordo com a prefeitura do município, somente este ano foram seis postos de saúde arrombados. Equipamentos eletrônicos e instrumentos médicos foram levados.

No dia 15 deste mês, funcionários da Unidade de Saúde de Central Carapina foram surpreendidos quando chegaram para trabalhar. O local foi arrombado durante a madrugada. Os criminosos levaram televisão, computadores e monitores. 

Na última quarta-feira, o alvo foi a Unidade de Saúde de Nova Carapina. Os assaltantes abriram um buraco na entrada do ar condicionado. Arrombaram os armários dos funcionários e foram furtadas TV’s e até papéis de receitas em branco de remédios controlados. 

*Com informações da repórter Vanuza Santana, da TV Vitória/Record TV