Polícia

Criminosos usam nome de banco para atrair vítimas em rede social

As publicações prometem descontos em diversos serviços para atrair usuários desavisados. Para receber os benefícios, é preciso preencher um cadastro com os dados bancários

Foto: Reprodução/Pexels

As estratégias para aplicar um golpe na internet mudam para atrair um número cada vez maior de pessoas. Desta vez, posts patrocinados no Instagram usam o nome do banco Itaú para fazer vítimas.

As publicações prometem descontos em diversos serviços para atrair usuários desavisados. Para receber os benefícios, é preciso preencher um cadastro com os dados bancários.

A aparência das imagens exibidas lembra muito um post do perfil oficial do banco. Na imagem do perfil aparece a logo semelhante ao original e todas as cores usadas na postagem seguem a identidade visual em azul e laranja.

Os nomes dos perfis também chamam a atenção por não terem nenhuma relação com o nome do banco. Além disso, as contas não possuem outras publicações relacionadas à serviços financeiros.

A pessoa que clica para se cadastrar é direcionada para uma página falsa do Itaucard. Os campos exibidos para serem preenchidos pedem o número do cartão de crédito e a senha.

Em maio deste ano, o R7 publicou uma matéria sobre o uso indevido das marcas esportiva Nike e Adidas no Instagram. O objetivo desses golpes era conseguir uma grande quantidade de seguidores em pouco tempo. Nesse caso, prêmios e brindes eram prometidos para cada meta de audiência alcançada.

Procurado pela reportagem, o Instagram enviou o seguinte posicionamento: “A segurança da comunidade do Instagram é nossa prioridade. As contas reportadas foram removidas. Encorajamos as pessoas a denunciarem quaisquer atividades suspeitas no Instagram por meio das nossas ferramentas de denúncia e fiquem sempre atentos à segurança de seus dados pessoais”

Conteúdo R7.