Dois foragidos da Justiça acusados de crimes sexuais estão sendo procurados pela 12ª Delegacia Regional (DR) de Santa Teresa, localizada na região Serrana do Espírito Santo. Segundo informações da Polícia Civil, os acusados são Edinerio José Thomas, de 49 anos, e Walter Pereira Lima, de 59 anos.
A Regional de Santa Teresa reúne, além da própria Delegacia Regional, as Delegacias de Polícia (DPs) de Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Itarana, Itaguaçu e São Roque do Canaã.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Segundo o chefe da Delegacia Regional, delegado Leandro Barbosa, o mês de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.
“Neste período, estamos priorizando a busca por autores de crimes sexuais contra crianças, mas lembrando que temos, também, outros foragidos sendo procurados pelas delegacias que compõem a Regional de Santa Teresa”, destacou.
Edinerio José Thomas foi condenado em 2019 a 12 anos de prisão por estupro de vulnerável. O crime ocorreu em Santa Teresa, onde o acusado residia na época dos fatos e não há detalhes que possam ser divulgados. Desde sua condenação, a polícia tem realizado buscas, mas ele não foi mais encontrado.
Já Walter Pereira Lima, vulgo Bigode, é acusado de violentar duas vezes uma menina, atualmente com 12 anos, em Santa Maria de Jetibá. Contra ele há um mandado de prisão preventiva em aberto e, atualmente, seu paradeiro é desconhecido.
Em dezembro de 2018, a mãe da vítima, que tinha 7 anos, compareceu à delegacia acompanhada de conselheiras tutelares do município, relatando que sua filha tinha sido vítima de abuso sexual.
A menina não disse nada, mas dias depois, em uma consulta médica, revelou que tinha sido violentada por um homem, e que ele já tinha cometido o mesmo crime cerca de dois meses antes. No primeiro crime, ele foi preso, mas acabou sendo solto.
>> Mais de 1 tonelada de drogas que seria distribuída na Grande Vitória é apreendida
Outros homens também são alvos
Além dos casos sexuais, a Delegacia de Santa Teresa também informou outros alvos de busca para cumprimento de mandado de prisão. Um deles é Celso Amorim Filho, de 26 anos, considerado hoje o foragido da Justiça mais procurado de Santa Teresa.
“É o chefe do tráfico de drogas da cidade. Tem várias passagens policiais. Já foi preso e condenado, tendo cumprido pena pela prática de diversos crimes, mas voltou para o submundo do crime”, explicou o delegado.
A Polícia Civil também está à procura de Marcos Antonio Solidade Silva, vulgo Coroa, de 33 anos, e de Diego da Silva Lima, 31 anos. O primeiro é o chefe do tráfico de drogas de Santa Maria de Jetibá e, juntamente com Diego e com um terceiro indivíduo que está preso, é autor do homicídio que vitimou Paulo Henrique Dettman Salomão, Vulgo PH, em 08 de junho de 2021, na localidade de Rio Possmosser.
A população tem um papel importante nas investigações e pode contribuir com informações de forma anônima, pelo Disque-Denúncia 181, além do site disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Veja como dupla rouba moto em menos de 2 minutos em Jardim Camburi