Sete pessoas foram presas durante a Operação Pontas Soltas, deflagrada nesta terça-feira (26), por equipes do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) que investigam o fornecimento de diplomas de Graduação e certificados de Pós-Graduação e cursos de extensão de forma fraudulenta.
Foram cumpridos sete dos oito mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão distribuídos pelos municípios de São Mateus, São Gabriel da Palha, Fundão, Serra, Vitória, Cariacica e Guaçuí, envolvendo diretores, sócios e funcionários de faculdades e institutos educacionais foram cumpridos. Um homem, intermediário do esquema, ainda é considerado foragido da Justiça.
Celulares, computadores e documentos foram apreendidos durante a busca e serão analisados pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco-Norte). Dos sete presos, seis são mulheres e serão encaminhadas para o Presídio Feminino de Colatina, já o sétimo preso, um homem, será levado ao presídio de Viana.
A Justiça determinou o afastamento dos investigados das atividades de direção/administração ou administrativas/pedagógicas das faculdades ou institutos a que estejam vinculados ou qualquer outra instituição similar até o fim da instrução processual.
Os alvos da operação foram localizados pelo MPES após acordos de colaboração premiada envolvendo investigados nas fases anteriores da Operação Mestre Oculto.