Polícia

Disque-Denúncia registra mais de 2.700 atendimentos em novembro no ES

A incidência de assuntos mais denunciados no último mês na região Metropolitana são os crimes de tráfico de drogas e homicídio, seguidos do crime de maus tratos a criança e idoso

Os crimes mais denunciados no interior são os de tráfico de drogas Foto: Divulgação

Por meio do Disque-Denúncia 181 a população tem auxiliado as polícias a combaterem o crime. Somente no mês de novembro a Central 181 registrou 2.714 ligações, sendo 261 registros a mais que o mesmo período do ano passado.  

A incidência de assuntos mais denunciados no último mês na região metropolitana são os crimes de tráfico de drogas e homicídio, seguidos do crime de maus tratos a criança e idoso.

Os crimes mais denunciados no interior do Estado, em novembro, são os de tráfico de drogas, respondendo por 57,5% das denúncias. “A população do interior tem colaborado cada vez mais para o combate ao crime, denunciando ao 181 situações que merecem averiguação do Estado. Os munícipios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares e São Mateus, juntos, respondem por 51% de todos os registros ocorridos nos municípios do interior no mês de novembro”, explica Angelo De Carli, gerente do Disque-Denúncia 181.

Apreensões 

– 2,3 Kg de drogas apreendidas (maconha, cocaína, crack e comprimidos de ecstasy);
– 05 armas de fogo retiradas de circulação e 34 munições de calibres diversos;
– 02 aparelhos de telefonia celular – produtos de furto/roubo e/ou utilizados na comunicação entre criminosos;
– R$ 2.673,25 em dinheiro;
– 07 veículos, destes, seis com registro de roubo/furto, recuperados;
– 684 animais recolhidos – destes, muitos silvestres, mantidos em cativeiros irregulares; o que representa mais da metade das apreensões em 2014.
– 35 pessoas detidas, sendo duas destas procuradas pela justiça;
– 42 procedimentos diversos (Instauração de Inquéritos Policiais, Procedimentos Administrativos instaurados, Termos Circunstanciados, Autos de Infração, Advertências, Notificações e Multas Fiscais lavradas, além de várias solicitações de reforço de policiamento atendidas).

Testemunha Virtual

A população pode assistir e enviar vídeos de crimes que tiveram Boletins de Ocorrência registrados para o site Testemunha Virtual (http://testemunhavirtual.sesp.es.gov.br). “Se ao assistir a um desses vídeos, houver o reconhecimento de algum dos criminosos envolvidos, o cidadão deve entrar em contato com o Disque-Denúncia, por meio do telefone 181, informar o número de identificação do vídeo e passar informações úteis para a investigação policial”, explica Angelo De Carli.

No endereço também há uma galeria de fugitivos e procurados que podem ser vistos e se reconhecidos terem seus paradeiros informados ao 181, para serem capturados.