Mais de 800 quilos de tilápia foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental (BPMA), em Vila Velha, na tarde de quinta-feira (17. Os peixes eram criados e beneficiados de forma ilegal. Outros crimes ambientais foram constatados no local, que teve as atividades paralisadas, sendo os responsáveis encaminhados a delegacia.
De acordo com a polícia, o caso aconteceu na localidade de Xuri. Após denúncia anônima, uma guarnição do BPMA esteve na empresa que comercializava o pescado na Região da Grande Vitória e constatou diversas irregularidades, dentre elas a construção ilegal de dois poços escavados, sendo um para a criação de tilápia e outro para a instalação de uma fossa.
Além disso, os lixos gerados com a limpeza dos peixes eram lançados a céu aberto, em direção à lagoa, sem qualquer tratamento. Nenhuma das atividades estava licenciada pelo órgão ambiental. O empreendimento não possuía autorização para estar em funcionamento e já havia sido notificado pela Prefeitura Municipal de Vila Velha. Os responsáveis foram encaminhados à delegacia por crime ambiental.
Após a autuação, 825 quilos do pescado que estavam armazenados na câmara frigorífica foram doados a seis entidades filantrópicas, cadastradas junto a Polícia Militar Ambiental.