Uma operação de fiscalização em estabelecimentos no município de Viana, resultou na interdição de uma distribuidora. Ao todo, a Comissão Interna de Fiscalização Integrada (Coifin), apreendeu alimentos, bebidas e cigarros com a data de validade vencida e em condições sanitárias precárias.
A fiscalização aconteceu em quatro locais. De acordo com os agentes, primeira foi em uma distribuidora de bebidas, onde foram encontrados alimentos e bebidas sendo comercializados com a data de validade vencida, com rótulos danificados e rasurados, dificultando a verificação.
Além disso, as condições sanitárias da distribuidora estavam precárias. O local, segundo os agentes, exalava um forte odor, apresentava sujeira, teias de aranha e o freezer que armazenava comida necessitava de limpeza e higienização. Todo material foi apreendido e levado para descarte.
Leia também: Jovem de 29 anos que morreu em acidente na Serra teria invadido a contramão
A distribuidora foi interditada e notificada pelos fiscais de Posturas da Secretaria de Ordem Pública e Serviços Urbanos e pela Vigilância Sanitária, devido à recorrência, e notificada pelos Bombeiros e Vigilância Sanitária.
No local, foram apreendidas 164 bebidas, 111 doces e 02 produtos alimentícios/conservados vencidos desde o mês de agosto de 2021.
Apreensão de bebidas e cigarros
Outra distribuidora também teve o funcionamento encerrado por conta de irregularidades. No estabelecimento foram encontrados alimentos com datas de validade vencidas e violadas e cigarros sendo comercializados sem a nota fiscal.
Segundo a comissão, o dono do estabelecimento foi levado para a Polícia Federal para prestar esclarecimentos. Além disso, os demais funcionários foram orientados sobre a higienização e acondicionamento correto que deve ser feito no local.
Ao todo, foram apreendidas 36 bebidas, 22 doces e 408 maços de cigarros Gift, de procedência estrangeira.
Além das fiscalizações a estabelecimentos, um alcoolizado, que estava armado, foi detido e conduzido à Delegacia Regional de Cariacica. O indivíduo foi abordado pelos agentes da Guarda Civil Municipal no limite dos municípios de Viana com Cariacica.
A comissão atuou com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal .
“As operações da COIFIN servem para coibir ações criminosas em Viana de forma preventiva e fiscalizadora. Devido ao trabalho das forças de segurança do nosso município e da parceria da população, por meio de denúncias, seguimos trazendo mais segurança para os vianenses”, pontuou Enoni Erlacher, secretário de Defesa Social.
Leia também: Vigilante é morto a tiros em condomínio de Vila Velha