Dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública apontam pelo menos dois carros foram furtados ou roubados por dia, em 2014, em Vitória.
A pesquisa realizada nas 27 capitais brasileiras mostrou ainda que no país um carro é perdido a cada 2 minutos e 30 segundos.
Os índices da capital capixaba mostraram que no ano de 2014 foram roubados ou furtados 785 veículos. A pesquisa também apontou que o número de roubos entre os anos de 2013 e 2014 caiu 19,95%, já o de furtos aumentou pouco mais de 22%.
A capital que mais registrou crimes dessa natureza foi São Paulo, onde a cada 5 minutos e 18 segundos um carro é perdido. Em todo Brasil foram roubados ou furtados 213.472 veículos, o que indica alta de 2,74% em comparação a 2013.
Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública o levantamento foi realizado a partir de requisições às secretariais estaduais de Segurança Pública com base na Lei de Acesso à Informação (LAI) e também por meio de cruzamento de informações disponibilizadas nos sites das secretarias.
Espírito Santo
De acordo com a Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Veículos, os números de ocorrências de furtos e roubos estão caindo no Espírito Santo. No período de janeiro a agosto de 2015, foram registrados 4.454 casos de roubo em território capixaba. Este número representa uma redução de 9,5% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 4.920 ocorrências. De acordo com os dados da delegacia 62% dos veículos foram recuperados nesse mesmo período.
Diferença entre furto e roubo
A diferença em termos de direito entre furto e roubo estão na forma como os pertences são levados das vítimas. No caso de furto o criminoso não estabelece contato com a vítima. Mas se houver violência ou ameaça a ocorrência é considerada roubo.