Dois ônibus foram assaltados por cinco criminosos, na noite da última sexta-feira (13), na Serra. O assalto ocorreu no ponto final de Balneário Carapebus. Depois de recolher todo o dinheiro do caixa, o grupo desceu e entrou em outro ônibus.
Os bandidos ameaçaram motoristas e cobradores utilizando espetos de churrasco. De acordo com um dos motoristas, que preferiu não ser identificado, depois do crime, os assaltantes saíram do local tranquilamente.
“Eles entraram em Novo Horizonte, como sempre. São pessoas conhecidas, que sempre pulam a roleta, e depois que o ônibus já estava vazio levam tudo. Colocaram um espeto na nuca, e outro na costela do cobrador. Depois saíram, como se nada tivesse acontecido”, contou o motorista.
No interior dos veículos existem câmeras de segurança, mas o dispositivo não impede a ação de assaltantes. Os motoristas reclamam de que o equipamento fica interligado a uma central que monitora atitudes suspeitas durante as viagens.
O Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória informou que tem realizado várias ações para tentar minimizar a insegurança dentro dos coletivos. Segundo o sindicato, foram investidos quase R$ 5 milhões para a instalação de câmeras de videomonitoramento, e as imagens registradas já contribuíram para a solução de diversas ocorrências nos veículos do sistema. Porém, o sindicato informou que, por enquanto, não é possível monitorar as imagens em tempo real, como sugeriu o motorista na reportagem.