O proprietário de uma churrascaria localizada em Laranjeiras, na Serra, foi detido e levado para o DPJ do município durante uma operação de combate ao furto de energia elétrica no município. A ação contou com a presença da Polícia Militar e técnicos da EDP Escelsa, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Espírito Santo.
Segundo a EDP Escelsa, no local foi constatado que havia uma ligação direta com a rede elétrica, o que é caracterizado como furto. Além do processo criminal, o empresário será cobrado por toda a energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A concessionária alerta que o furto de energia é crime e prejudica a todos os cidadãos. Além de ser uma prática perigosa que pode provocar sobrecarga na rede elétrica com prejuízo para a população que sofre com a falta energia ou danos aos equipamentos elétricos e ainda devido à queda na qualidade da energia.
Entre os acidentes que podem ocorrer quando são realizadas intervenções irregulares na rede elétrica, tanto para os usuários, bem como moradores, vizinhos e demais pessoas próximas à fiação irregular, estão o choque elétrico, curto circuito e incêndios.
A EDP pede que a população contribua e denuncie ligações irregulares. Para isso, disponibiliza canais de atendimento, como o Call Center (0800 721 0707), as agências de atendimento ao cliente e o site www.edp.com.br. O sigilo é total e a inspeção é realizada com a máxima urgência.
O Jornal Online Folha Vitória tentou falar com os responsáveis pela churrascaria para obter um posicionamento, mas os telefones do local estavam indisponíveis.