Polícia

Dono de ferro-velho é preso e quase uma tonelada de fios de cobre é apreendida na Serra

O local era utilizado para queima da cobertura de plástico que reveste os fios, para que depois eles fossem revendidos

Foto: Reprodução/PCES

O dono de um ferro-velho clandestino no bairro Serra Dourada III, na Serra, foi preso nesta quarta-feira (27) durante a nona fase da Operação Tarega, da Polícia Civil, na região. 

Na operação foram apreendidos 896 quilos de fios de cobre. De acordo com a Polícia Civil, denúncias anônimas indicaram que o estabelecimento estava funcionando no bairro e receptando grande quantidade de cabos e fios.

O local era utilizado para queima da cobertura de plástico que reveste os fios para que depois eles fossem revendidos para empresas de reciclagem e até mesmo indústrias. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os policiais foram ao local e encontraram diversos materiais de cabos e fios já sem a capa plástica, prontos para o transporte. No estabelecimento, foram apreendidos 613 quilos de fios pertencentes a operadoras de telefonia, cuja comercialização é proibida. 

Ainda no local, mais 283 quilos de cobre de rede elétrica, ainda encapados, foram apreendidos. O material, de acordo com a Polícia Civil, pode ter diversas procedências, sendo difícil precisar de onde foi arrancado. 

Um segundo ferro-velho do mesmo dono, também localizado em Serra Dourada III, foi vistoriado. Ali, os policiais apreenderam mais 50 metros de capo de fibra óptica, que tinham o logotipo de operadoras de internet e telefonia. 

O estabelecimento onde a maior parte do material foi apreendido fica ao lado da casa do suspeito. Já o segundo ferro-velho, fica a cerca de 300 metros de distância do primeiro. 

De acordo com o titular do 10º e 13º Distritos Policiais da Serra, delegado Josafá Silva, o suspeito tentou negar que seria o proprietário dos estabelecimentos. 

“Em depoimento, ele negou que seria o proprietário do ferro-velho e do material apreendido. No entanto, não entendemos dessa forma e autuamos em flagrante por receptação qualificada”, disse. 

Leia Também: Morte de instrumentador cirúrgico: suspeito já foi preso por estupro e roubo no ES