Polícia

Dupla é detida tentando fraudar resgate de FGTS liberado para vítimas de chuva em Vila Velha

Os detidos foram identificados como Marcos Barbosa de 41 anos e Thais Silva Castelo, de 23

Foto: Reprodução TV Vitória

Uma dupla foi presa na tarde de quinta-feira (17) após ser flagrada tentando fraudar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que beneficia trabalhadores residentes nas áreas atingidas pela forte chuva ocorrida em maio deste ano, no município de Vila Velha. Os suspeitos  foram conduzidos à Polícia Federal (PF) em posse de documentos falsos. 

Segundo informações do secretário de Defesa Social do município, Oberacy Emmerich Junior, uma terceira pessoa envolvida no caso conseguiu fugir. Os detidos foram identificados como Marcos Barbosa de 41 anos e Thais Silva Castelo, de 23. 

O secretário informou que os suspeitos estavam em posse de documentos falsos, com intenção de dar entrada no resgate do dinheiro do FGTS. Eles não teriam qualquer tipo de parentesco e não se conheciam.

A prisão deles teria ocorrido após a denúncia de uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF), situada em Vila Velha, que suspeitou da ação de golpistas. 

Por conta disso, uma investigação foi iniciada por parte do Serviço de Inteligência da Guarda Municipal, de Vila Velha. Os suspeitos foram conduzidos para um posto da Polícia Federal, localizado no bairro São Torquato, Vila Velha.

Liberação do FGTS

A liberação do FGTS é no valor de até R$ 6.220,00 por conta vinculada ao FGTS e está disponível para mais de 80 mil pessoas. Moradores afetados pelas chuvas ocorridas em maio deste ano, podem procurar o ponto de atendimento, que fica dentro de um shopping no bairro Itaparica, em Vila Velha. 

Para sacar, o trabalhador deverá:

Possuir saldo em conta de FGTS; Não ter realizado saque pelo mesmo motivo (desastre natural), em período inferior a 12 meses; Ter endereço contemplado na relação de áreas atingidas reconhecidas pela Defesa Civil Municipal, conforme listagem encaminhada pela prefeitura e homologada pela Caixa, disponível para consulta no site da prefeitura e afixada no local de atendimento.

Quem pode sacar

Os trabalhadores residentes nas áreas atingidas e cujas residências foram efetivamente afetadas têm direito a sacar o saldo, limitado a R$ 6.220,00 por conta vinculada do FGTS. É preciso ter saldo em conta para realizar o saque, e o trabalhador não pode ter realizado saque do Fundo por situação de emergência ou estado de calamidade pública em período inferior a um ano. O trabalhador deverá consultar se o seu endereço está contemplado para o saque no site da prefeitura de Vila Velha.

Documentação necessária (originais e cópias):

• Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da Carteira do Trabalho);

• Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS – Páginas de identificação, contratos de trabalho e anotações gerais);

• Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água ou outro documento recebido via correio), emitido nos últimos 120 dias anteriores à decretação da emergência;

• Cartão do Cidadão (opcional);

• Cartão ou o número da conta na CAIXA, para facilitar o crédito, caso possua.

* Com informações do repórter Paulo Rogério, da TV Vitória / Record TV.