Dois homens foram presos em flagrante nesta quinta-feira (28), bairro Lagoa de Jacaraípe, na Serra, quando tentavam pegar empréstimo em um banco com documentos falsos. Durante a ação foram apreendidos documentos falsos e uma lista com informações pessoais das vítimas.
Um dos suspeitos é um homem de 60 anos identificado como José Acácio Rosa, que já havia sido autuado outras duas vezes pelo mesmo delito. Segundo a Polícia, José atuava com um homem identificado como Cristiano Pereira de Oliveira, de 42 anos, que era o responsável por obter dados de pessoas reais e criar uma versão falsificada do documento.
Com José, a polícia encontrou uma carteira de identidade com foto dele, porém com todos os dados adulterado. De acordo com a investigação da polícia, pessoas do interior do estado são as principais vítimas neste tipo de golpe, por ser mais difícil para o banco verificar os dados.
Os dados usados por Cristiano para criar os documentos falsos, eram extraídos da base cadastral de uma empresa que armazena dados sobre operação de crédito. De acordo com a delegada Rahaiana Bremenkamp, José e Cristiano já haviam sido presos no dia 17 de dezembro do ano passado, pelo mesmo crime. “Na ocasião, eles foram detidos enquanto tentavam obter um empréstimo de R$ 19 mil. Eles também são conhecidos por terem uma extensa ficha criminal, que incluem crimes como estelionato, associação criminosa, falsificação de documentos públicos e receptação”, afirmou.
Ao ser abordado pela polícia, José confessou o crime e juntamente com Cristiano será autuado por tentativa de estelionato e associação criminosa. De acordo com a polícia, as investigações terão continuidade, para apurar o envolvimento de uma terceira pessoa que atuava dentro de um empresa fornecendo as informações.