Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que cumprem pena no sistema prisional do Espírito Santo, voltaram às aulas na última segunda-feira (3), em uma parceria entre a Secretaria de Justiça (Sejus) e a Secretaria da Educação (Sedu).
Ao todo, são 3.800 alunos e 230 turmas, divididas entre os ensinos fundamental e médio, em todo o Estado. Para o secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, a iniciativa faz parte da ressocialização do indivíduo.
LEIA TAMBÉM:
Ifes de Cariacica recebe evento internacional para proteção do planeta
Instituto abre edital com bolsas de R$ 3,5 mil para pesquisadores
Volta às aulas no ES é marcada por proibição de celulares nas escolas
Mesmo estando em cárcere, cumprindo por um crime cometido, oferecemos oportunidades de recomeço e acreditamos que após o cumprimento da pena, esse indivíduo poderá ser reintegrado à sociedade, disse.
Ressocialização: 3.718 internos matriculados no ES
Em 2024, o Estado contou com 3.718 internos matriculados nos ensinos fundamental e médio nas unidades prisionais capixabas.
Além disso, cerca de 5.225 internos se inscreveram no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e 3.354 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Escolarização para ampliar oportunidades
Segundo a gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger, a escolarização dos internos serve para ampliar as oportunidades.
“O processo de escolarização nas unidades prisionais, além de ser um direito dos internos, é concebido pela Secretaria de Educação como estratégia fundamental para ampliar as oportunidades de ressocialização dessas pessoas”, disse a gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Sedu, Mariane Berger.