Polícia

Mais de 300 casos de maus-tratos contra idosos são registrados no ES

De janeiro a maio deste ano, a Delegacia do Idoso já registrou 360 denúncias de agressão contra homens e mulheres que estão na terceira idade

Mais de 300 casos de maus-tratos contra idosos são registrados no ES
As denúncias podem ser feitas pessoalmente ou através do contato (27) 3227-9545 Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (15) é comemorado o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa. Em Vitória, foi criada em 2010, a primeira Delegacia do Idoso do Espírito Santo. A iniciativa permitiu dar um tratamento melhor ao assunto, com novos recursos humanos e materiais, oferecendo aos idosos um tratamento mais digno. 

De acordo com o delegado Ademar da Silva Pinto, responsável pela Delegacia do Idoso, de janeiro a maio deste ano, o local já registrou 360 denúncias de agressão contra homens e mulheres que estão na terceira idade. Segundo ele, os casos mais comuns são de violência doméstica. 

“Geralmente as denúncias envolvem violência doméstica. São familiares que usam drogas, fazem uso da bebida alcoólica ou até mesmo possuem algum tipo de doença mental”, disse. De acordo com o delegado, os acusados de agressão podem pegar até quatro anos de prisão.

O delegado afirma que a violência atinge todos os níveis sociais. “Registramos casos de familiares que brigam pelos bens materiais dos idosos. Temos casos de familiares que fazem a retenção de proventos do idoso. Eles acabam sofrendo violência por isso. A classe média e a classe alta também fazem parte dessas queixas”, conta. 

Por medo, nem sempre os idosos denunciam os maus-tratos. De acordo com delegado, as denúncias são realizadas por familiares, vizinhos ou amigos. “A violência pode ser praticada por alguém muito próximo. Um filho, uma nora, um genro. O idoso fica amedrontado de denunciar essas pessoas. Quando fazem a denúncia, chegam acompanhados por outro familiar ou alguma testemunha”, explicou. 

No ano passado, de janeiro a dezembro a delegacia registrou um total de 712 agressões. As denúncias de Violência Contra o Idoso são recebidas presencialmente na delegacia, que fica localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, em Vitória. Ou ainda por telefone através do contato (27) 3227-9545

A Delegacia do Idoso atende aos municípios de Vitória, Cariacica, Vila Velha, Serra e Viana, sendo responsável por apurar crimes praticados contra pessoas de idade igual ou superior a 60 anos. Apuram-se os delitos elencados no Estatuto do Idoso, no Código Penal e na Lei de Contravenções Penais, entre outros.