Polícia

Em dois meses, três motoristas de aplicativo foram esfaqueados na Grande Vitória

O levantamento feito pela Associação dos Motoristas de Aplicativo do ES alerta para insegurança na profissão

Foto: Reprodução

Só neste ano, três motoristas de aplicativo foram esfaqueados na Grande Vitória. O dado é da Associação dos Motoristas de Aplicativo do Espírito Santo (Amapes). No mesmo período, também foi registrado um aumento considerável no número de assaltos sofridos pela categoria.

Esse levantamento traz consequências para a população. Por causa da insegurança, muitos condutores estão deixando de buscar passageiros em alguns bairros. O aplicativo, que surgiu para facilitar a rotina da população, está deixando os prestadores de serviços amedrontados.

Não existe no Estado uma Delegacia Específica que investigue os crimes contra motoristas de aplicativos. Os trabalhadores querem que seja criado um código que identifique o tipo de crime para que seja feito o boletim de ocorrência, assim como os motoristas de ônibus e taxistas.

Em um dos assaltos que ocorreu nesses dois meses, uma vítima não resistiu aos ferimentos. O caso mais recente aconteceu na última terça-feira (03), no bairro Vale Encantado, em Vila Velha. De acordo com a Amapes, o motorista de aplicativo teria sido esfaqueado por quatro jovens que haviam solicitado a corrida.

No dia 16 de fevereiro, outro condutor, de 65 anos, também foi esfaqueado. O caso aconteceu na Barra do Jucu, em Vila Velha. Os dois suspeitos de cometerem o crime arrastaram o motorista para fora do carro e fugiram com o veículo.

Após a morte do idoso, um grupo de manifestantes protestou contra a insegurança. Os manifestantes subiram a Terceira Ponte rumo a Vila Velha, onde percorreram ruas do município e voltaram para a Capital capixaba. 

Também em Vila Velha, um outro motorista foi obrigado a dirigir pela Rodovia Leste-Oeste até Cariacica. Ao se irritar com a situação, o condutor acelerou o carro, o criminoso tentou assumir o controle da direção, e o veículo acabou capotando.

Relembre os casos:

Motorista de transporte por aplicativo foi assaltado na Grande Vitória. O caso aconteceu no dia 27 de fevereiro, na Glória, em Vila Velha. O jovem de 24 anos teve uma faca apontada para o pescoço.

Filha do idoso de 65 anos lamenta a morte do pai e pede justiça. A abordagem dos criminosos foi registrada por um câmera de videomonitoramento. Veja os vídeos:

Com informações da repórter da  Suellen Araújo, da TV Vitória/Record TV

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.