Polícia

Entenda passo a passo como aconteceu sequestro de empresário em Vitória

O empresário foi sequestrado na noite da última terça-feira (18) e resgatado na manhã desta quarta (19); veja o passo a passo as ações dos criminosos

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Um empresário foi rendido e sequestrado na noite desta terça-feira (18) no estacionamento da Praça do Iate Clube, na Praia do Canto, em Vitória. A vítima passou cerca de 18 horas refém dos criminosos. Um deles acabou preso e outros três estão sendo procurados.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!

Durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (19), as equipes da Segurança ´Pública do Espírito Santo, Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal, detalharam toda a ação. Confira o passo a passo do sequestro: 

Sequestro às 20h 

Segundo informações repassadas pelo delegado Maurício Gonçalves, o sequestro começou por volta das 20h. O empresário estava no Iate Clube, onde realizou atividades no local e depois seguiu para o carro. 

“No momento que seguiu para o carro, localizado no estacionamento externo, foi rendido pelos criminosos, que estavam esperando. Os criminosos o colocaram no veículo, abaixado no banco de trás. Após, seguiram em fuga com a vítima e os dois carros”, descreve. 

Carro segue em direção a Viana 

Os sequestradores, em posse da vítima, saíram da Praia do Canto, em direção à Praia de Camburi. Eles seguiram para a Rodovia das Paneleiras, na Serra, até o município de Viana. “Durante todo o momento, os criminosos realizavam ameaças à vítima. Além disso, pediam para abrir o telefone e realizar transferências bancárias para contas predestinadas”, destaca a Polícia. 

Foto: Maria Clara Leitão

Sequestradores entram em contato com família 

Após a ação, a vítima foi mantida em cativeiro na localidade de Areinha, em Viana. Os criminosos realizaram o contato com familiares da vítima. Foram exigidas grandes quantidades de dinheiro, para que o empresário fosse liberado. “No momento que ele estava sob a posse dos bandidos, o empresário realizou transferências bancárias, entretanto, os valores não serão informados”, afirmou. 

Família contactou os órgãos de segurança 

A família realizou o contato com órgãos de segurança, por volta das 7h da manhã, informando que o empresário estava sequestrado. A informação foi repassada pela integração entre os órgãos, entre eles: Guarda Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar. 

Veículo suspeito é abordado em Viana 

O Major Marcos, comandante do Batalhão de Viana, explicou que militares do policiamento extensivo de Viana receberam a notícia de um veículo suspeito no município. “No momento da abordagem, identificaram que o veículo estaria possivelmente envolvido em um sequestro em Vitória. Após conversa, o cidadão confessou o sequestro e confirmou a localidade”, descreveu. 

Vítima é localizada em área rural de Viana 

Após as ações, o empresário foi localizado na região de Areinha, área rural de Viana. “A área era aberta, com um matagal muito fechado e alto, não havia uma construção de alvenaria ou uma casa, após a chegada dos policiais, os criminosos largaram as armas e fugiram, mas a vítima está bem”, descreveu a Polícia. 

O delegado Maurício Gonçalves afirma que foram apreendidos documentos, mochilas, faca e arma de fogo, que passará por perícia.

Segundo o delegado-geral Darcy Arruda, a vítima foi resgatada com segurança. 

“Isso só foi possível  porque estamos realizando investimento em tecnologias, ferramentas de inteligência artificial, algumas até do Estado de Israel, possibilitando um trabalho célere, a partir da geolocalização. Entretanto, não podemos deixar de reforçar que as tecnologias dos nossos órgãos são fundamentais”, destaca. 

Polícia utilizou tecnologia de Israel para localização

Segundo Arruda, a polícia realizou um vínculo por meio de parcerias com Israel, país localizado no Oriente Médio. A partir disso, foram oferecidos satélites, que, a partir de ondas de calor, conseguiram localizar a vítima com vida. 

“Conseguimos localizar o cativeiro muito rápido, identificar onde estava a vítima e resgatá-la com vida e segurança. Quando falamos de inteligência de Israel, é porque também tem uma fórmula de nos dar a geolocalização. Temos aqui ferramentas que são possíveis de identificar, mas também fizemos parcerias”, ressaltou. 

“Sequestro de oportunidade”

Darcy Arruda concluiu dizendo o empresário foi vítima de um sequestro de oportunidade. “As ações se desenvolveram para um crime permanente de extorsão mediante sequestro. Devemos ressaltar que o estado é seguro, as polícias estão trabalhando de maneira integrada, mas é fundamental que todos os cidadãos tomem cuidados de preservação e não fiquem se expondo para não serem alvos”, finalizou. 

LEIA TAMBÉM: Empresário é sequestrado na ´Praia do Canto e feito refém por 18 horas

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória