Mortes violentas

ES fecha março com o menor número de homicídios desde 1996

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram registrados 58 assassinatos nos municípios

Polícia Civil Departamento Médico Legal Dml
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Espírito Santo fechou o mês de março com o menor número de homicídios desde 1996. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (1º) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), foram 58 assassinatos registrados nos municípios capixabas.

Os dados demonstram que, nos últimos 30 dias, aconteceram 25 mortes a menos do que no mês de março do ano de 2024. No último ano foram registradas o total de 83 mortes. Os números consideram os casos de homicídios e feminicídios.

Leia também:

“Meu filho não via um futuro”, diz mãe de jovem que atacou escola em Vitória

Criador de “Adolescência” rebate insinuações de Musk sobre série ser “propaganda anti-brancos”

Diarista é presa por furtar joias em apartamento de Vila Velha e passa mal na delegacia

Primeiro trimestre registra redução de homicídios

O primeiro trimestre também alcançou um histórico de redução das mortes violentas. Foram registradas 199 mortes, apresentando uma redução de 13,9% em relação ao ano de 2024, quando aconteceram 231 mortes.

Com exceção da região Noroeste, que teve um pequeno acréscimo de três casos em relação ao ano passado, todas as regiões do Estado apresentaram redução de assassinatos no acumulado do ano.

Em março, o destaque ficou para as regiões Metropolitana e Noroeste, que registraram os melhores resultados do ano com, respectivamente, o total de 26 e sete homicídios.

Não devemos comemorar enquanto vida for perdida”, diz Casagrande

Diante dos resultados, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que não se deve comemorar enquanto uma vida for perdida, mas o resultado é um reflexo do trabalho realizado pelas forças de segurança.

Sabemos dos desafios, mas a cada redução nos crimes em geral e principalmente nos homicídios, vemos que todo o esforço e planejamento estão surtindo efeito. O investimento constante na recomposição do efetivo, em tecnologias de segurança e na valorização dos nossos policiais tem sido fundamental para alcançarmos esses números.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou o empenho das forças de segurança e os investimentos do Governo do Estado, para os resultados das reduções.

“O programa Estado Presente é um sucesso na questão da gestão, mas com certeza não funcionaria se não fossem os investimentos realizados pelo Governo e o entendimento da importância disso pelo governador”, afirmou Damasceno.

Feminicídios e homicídios de mulheres

O mês de março também foi positivo em relação a feminicídios e homicídios dolosos de mulheres no Espírito Santo. Foram quatro mortes violentas registradas, sendo uma delas considerada feminicídio. Este foi o melhor resultado do ano em relação aos crimes letais contra vítimas do sexo feminino.

Ao todo, em 2025, são oito feminicídios registrados, resultado que, até o momento, iguala os dados do ano passado, no mesmo período.

“Sempre temos um trabalho incessante em busca da proteção das mulheres no Estado. É um eixo importante do programa Estado Presente e queremos terminar 2025 com redução desses casos. Março fechou com um bom resultado e esperamos melhorar ainda mais, cessando esse tipo de crime”, pontuou Damasceno.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão

Produtora Web

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória