Não são raros os casos de pessoas que têm o veículo levado por criminosos no Espírito Santo. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), somente neste ano mais de seis mil veículos foram roubados ou furtados no Estado. O número representa uma média de 22 casos registrados por dia.
A Serra é a cidade capixaba com o maior número de registros. No último fim de semana, um casal teve o carro levado por criminosos no bairro Jardim Limoeiro.
A mulher contou que, por causa da pandemia, ela e o marido ficaram muito tempo sem sair de casa. No último sábado (06), eles resolveram ir para uma casa de shows, mas na hora de voltar para casa não encontraram o carro.
Segundo as vítimas, o veículo estava estacionado próximo a casa de shows, mas foi levado por criminosos.
“Nós ficamos cerca de três horas na casa de show e quando saímos o carro não estava mais lá. A gente ficou até assim: ‘será que foi aqui mesmo que estacionamos?'”, disse a mulher.
Além do prejuízo financeiro por causa do furto do carro, o casal teve outro prejuízo: os documentos do rapaz estavam dentro do veículo e ele precisava deles porque, na segunda-feira (08), ia começar a trabalhar em um novo emprego.
“Ele ia começar a trabalhar nesta segunda, mas os documentos dele estavam dentro do carro. Como tem toda essa burocracia de tirar o documento de novo, ir no banco, porque também tinha cartões lá, ele não conseguiu começar no trabalho”, contou.
As vítimas têm esperança de encontrar o veículo. Segundo as últimas notícias que o casal recebeu, o carro foi visto circulando pelos bairros Vila Nova de Colares e Feu Rosa, ambos na Serra.
O carro do casal está entre os 6.526 veículos furtados e roubados no Espírito Santo entre janeiro e outubro deste ano. A Serra registrou neste período 1.623 casos. O número representa um aumento de 5% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 1.541 furtos e roubos.
A Guarda Municipal da Serra informou que está criando o Cerco Eletrônico para mapear os principais pontos de fuga e também verificar, em tempo real, os carros e as motos com restrição de furto e roubo.
Segundo a Guarda, 20 pontos com 60 câmeras exclusivas serão instaladas para combater esse tipo de delito. De acordo com o órgão, até outubro deste ano, 81 veículos com restrição de furto e roubo foram recuperados.
*Com informações da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV.
LEIA TAMBÉM:
>> Homem suspeito de agredir e matar mulher na Serra é preso na Bahia
>> Dupla suspeita de usar lava jato para adulterar placas de carros é presa em Vila Velha
>> Idoso é amarrado e espancado até a morte por sete homens na Serra