De acordo com os levantamentos feitos pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (SESP), o Espírito santo registrou uma redução histórica de homicídios nos cinco primeiros meses de 2024.
A queda foi de 12,2% na comparação com o mesmo período de 2023, com o menor número de homicídios registrados dos últimos 28 anos, quando os registros começaram a ser contabilizados em 1996.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De janeiro a maio de 2024, foram 389 assassinatos, contra 443 em 2023. Em janeiro foram registrados 76 homicídios, 70 em fevereiro, 81 em março e 89 em abril e 73 em maio.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Eugênio Ricas, os resultados representam parte do esforço e do trabalho das corporações policiais.
“Nós conquistamos em maio o melhor resultado da série histórica no que tange ao número de homicídios, é o melhor resultado desde 1996, mais de 12% no número de homicídios no acumulado entre janeiro, fevereiro, março, abril e maio. É o segundo melhor mês de maio desde que os números começaram a ser medidos no Espírito Santo. Isso só é possível graças ao empenho, trabalho e dedicação dos nossos polícias militares, civis, científica e corpo de bombeiros”, disse Ricas.
Regiões do ES apresentaram queda nos homicídios
Ainda segundo os dados disponibilizados pela Sesp, todas as regiões do Estado apresentam queda nos registros de homicídios no período.
Na região Norte, a redução foi de 18,3%, enquanto a região Sul registrou uma queda de 6,7%, a região Noroeste teve 17,3% homicídios a menos e a região Serrana registrou uma redução de 20,8%, sendo que esta região não teve nenhum homicídio doloso no mês de maio.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO | Motoboys lançam pedras contra casa após confusão em Vila Velha
A Região Metropolitana teve 190 homicídios em 2024 ante 206 registros no mesmo período de 2023. Este é o melhor resultado da série histórica desde 1996.
“Os resultados, por óbvio, não são suficientes, afinal, a segurança pública é um desafio diário e persistente. Mas os números nos mostram que estamos no caminho certo, com a redução dos homicídios em todas as regiões do Estado no período. Resultado de uma política pública robusta, consistente e resolutiva”, destacou o secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc.
O secretário Eugênio Ricas destacou a importância da continuidade do trabalho desenvolvido.
“Percebemos que a continuidade das políticas de combate à criminalidade violenta, especialmente por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, tem alcançado resultados históricos no Espírito Santo. A curva de redução de homicídios é constante e vamos continuar trabalhando para levar paz e segurança à sociedade capixaba”, afirmou.