O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) inaugurou, na manhã desta quinta-feira (8), a Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme).
De acordo com dados da Sesp, 80% dos homicídios registrados no Espírito Santo são cometidos com armas de fogo. O estado está 10 pontos percentuais acima da média nacional, que registra 70%. De janeiro a julho de 2019, 1945 armas de fogo apreendidas no estado.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Roberto Sá, a delegacia é criada para identificar os criminosos que atuam no fornecimento de armas ilegais para o Espírito Santo. “Temos que saber quem está fornecendo o instrumento que os criminosos mais utilizam para cometer assassinatos em nosso estado. Essa pessoa não pode ficar impune. Esperamos, com a Desarme, conseguir identificar esses bandidos e colocá-los na cadeia”, disse o secretário.
Além da nova delegacia, no espaço – localizado na avenida Fernando Ferrari, no bairro Goiabeiras, em Vitória – também funcionarão outras unidades da Polícia Civil, como a Divisão de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Diccor), a Delegacia de Repressão ás Ações de Criminalidade Organizada (Draco), a Divisão de Inteligência (DI) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).