Casas foram danificadas e escolas tiveram as aulas suspensas nesta quarta-feira (05), depois que um ônibus foi incendiado por bandidos, na tarde de terça-feira (04), no bairro Oriente, em Cariacica. Moradores das residências atingidas contam que perderam móveis e eletrodomésticos e ainda convivem com as lembranças de momentos de pânico.
O incêndio no coletivo, que fazia a linha 706 (Rio Branco x Terminal de Itacibá, via Oriente), aconteceu na Rua Leopoldo Correia. Homens armados entraram no veículo, por volta das 14 horas de terça-feira, e atearam fogo.
Por causa do incêndio, a energia elétrica de uma das casas foi comprometida. Em um dos quartos foram destruídos computador, ar condicionado, cama e guarda-roupa. As roupas que estavam no local ficaram tomadas pela fumaça.
Os moradores da residência seguiram a recomendação da Defesa Civil e passaram a noite fora. A moradora da casa disse que está no imóvel de aluguel e agora não sabe o que fazer para reparar o prejuízo. Segundo ela, as cenas vividas jamais serão esquecidas.
O sentimento também é compartilhado pela aposentada Terezinha Caetano, de 75 anos. Ela conta que estava em casa, ao lado do marido, de 92 anos, quando tudo aconteceu.
“Quando eu abri a porta e vi o fogo pegando o ônibus eu comecei a gritar. Ele disse ‘calma’, pegou um balde de água, jogou no ônibus e quebrou a janela. E eu falando ‘depressa, que o fogo vem’. Daí chegou um homem e acabou de tirar a grade. Me pegaram no colo e, com muito custo, eles saíram também”, relatou.
Duas escolas da região – uma municipal e outra estadual – também foram prejudicadas pelo fogo no ônibus e amanheceram fechadas nesta quarta-feira. Segundo funcionários, as atividades foram suspensas depois do atendo de terça-feira. A previsão é de que as aulas sejam retomadas na quinta-feira (06).
Já o comércio funcionou normalmente nesta quarta-feira. Pelas ruas do bairro, policiais militares em motos e viaturas faziam constante patrulhamento, para reprimir possíveis novas ações criminosas.
Confusão
Na noite de terça-feira, horas após o atentado no coletivo, houve confusão e bate-boca entre passageiros e a polícia, no Terminal de Itacibá. Com medo, a população queria a escolta da polícia nas linhas 705 e 706, que passam pelos bairros Rio Marinho e Nova Brasília, em Cariacica. Minutos depois, os ônibus voltaram a circular e os passageiros das linhas que passam pelo bairro Oriente voltaram a ter escolta.
Um pouco mais cedo, dois homens haviam sido detidos, suspeitos de participação no incêndio do ônibus. Segundo a polícia, Flávio dos Santos, de 21 anos, e Filipe Glassine do Nascimento, de 26, estavam entre os sete indivíduos que incendiaram o coletivo. Filipe, inclusive, estava com os pés queimados.
A polícia chegou aos suspeitos através de uma denúncia anônima. No entanto, após serem ouvidos pelo delegado, eles foram liberados por falta de provas.
Sobre um possível toque de recolher, que teria sido imposto por bandidos na região logo após o incêndio do coletivo, a Polícia Militar não confirmou sua existência, mas informou que está realizando uma operação na região, para inibir ações de criminosos.