A identidade de um suspeito de cometer assaltos em agências dos Correios no Espírito Santo foi revelada pela Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (27). O indivíduo, considerado um dos homens mais procurados pela polícia nos últimos tempos, é suspeito de roubar 16 agências, uma delas no estado de Minas Gerais.
De acordo com investigações da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Patrimônio e Tráfico de Armas (Delepat), Jorge Nascimento Santana Júnior, de 20 anos, teria começado a atuar quando ainda era menor de idade.
O modus operandi do grupo criminoso, segundo a PF, é render os funcionários e clientes da empresa pública, aguardar o mecanismo de retardo do cofre para abri-lo e supostamente tranquilizar as vítimas dizendo que “só querem o dinheiro do governo”.
Jorge teria assumido o comando da quadrilha após o chefe do grupo ter sido preso. Os primeiros assaltos, segundo a polícia, aconteceram em 2017. Em poucos meses, 10 agências da Grande Vitória foram alvo de Júnior e outros comparsas.
Mesmo depois de ficar preso por nove meses no ano passado, o jovem voltou a cometer assaltos. Imagens gravadas pelas câmeras de uma agência bancária de Jacaraípe, na Serra, em novembro do ano passado, mostram o momento em que o indivíduo comete um dos roubos, um mês depois de sair da prisão. O crime é geralmente cometido por Júnior e outros quatro comparsas.
A polícia cumpriu mandados de prisão na casa de parentes de Jorge, em Jacaraípe, na Serra, mas ele não foi encontrado.
* As informações são da repórter Milena Martins, da TV Vitória/Record TV