Briga de casais, discussões em boates, disputa pelo controle do tráfico de drogas. Nos trinta dias do mês de novembro, foram registrados 119 assassinatos em todo o Estado, número praticamente igual ao contabilizado no mesmo período do ano passado.
Ainda sim, no acumulado dos últimos 11 meses, o número de casos de homicídios foi menor do que em 2013 com 1.414 registros, contra 1.429, uma redução de cerca de 1%.
Segundo o secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, André Garcia, a expectativa é de que, mesmo com a estabilidade dos dados, no acumulado de todo o ano de 2014 o número de assassinatos caia pelo quinto ano consecutivo. “Desde 2009, quanto os assassinatos ultrapassaram a casa de duas mil ocorrências, o número de casos diminuiu cerca de 30%”, contou o secretário.
André Garcia atribui a queda a uma série de fatores, propiciados “pela modernização da política de segurança, com a integração das polícias, acompanhamento dos indicadores de segurança e esforço nas políticas de prevenção junto aos mais vulneráveis”.
Ranking da violência
Mesmo com a redução constante do número assassinatos no Estado, o Espírito Santo é – proporcionalmente – o terceiro Estado mais violento do Brasil, apresentando uma taxa de 40,6 homicídios por grupo de 100 mil habitantes em 2013.
A contabilidade foi feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgada em meados de novembro na oitava edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública com dados da violência. Segundo a FBSP, o Espírito Santo só é superado pelos estados de Alagoas e Ceará.