Para fechar o sexto ano com redução consecutiva de homicídios no Espírito Santo, foi realizada, na manhã desta terça-feira (22), na Sala de Decisão, no Palácio da Fonte Grande, a última reunião de indicadores criminais do ano, com a participação do vice-governador Cesar Colnago.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, André Garcia, fez a apresentação dos dados e destacou a importância do trabalho conjunto das Polícias para o resultado positivo obtido em 2015.
Participaram da reunião, além do vice-governador e do secretário da Segurança, os secretários de Estado da Justiça, Eugênio Coutinho Ricas; Extraordinário de Ações Estratégicas, Evaldo Martinelli; da Saúde, Ricardo de Oliveira; comandante geral da Polícia Militar, coronel Marco Antonio Souza do Nascimento; chefe de Polícia Civil, Gracimeri Gaviorno; comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Marcelo D’Isep Costa; secretários municipais da Segurança Pública da Grande Vitória; comandantes de batalhões e delegados.
O secretário André Garcia apresentou os números consolidados dos meses de janeiro a novembro de 2015 e fez uma comparação com o mesmo período de anos anteriores. “Registramos uma redução de 9,8% nos homicídios, a menor quantidade de mortes desde 1996. A taxa de homicídios calculada para novembro foi de 35,4 mortes para cada grupo de cem mil habitantes. Esta é a menor taxa dos últimos 23 anos. Em 1992, a taxa era de 31,4 mortes”, destacou.
O secretário agradeceu o empenho de todos os policiais militares, civis e bombeiros militares na atuação integrada para manter o sexto ano seguido de redução de homicídios e incentivou os presentes a seguir para o sétimo ano de indicadores positivos no Espírito Santo. “O desafio é grande, pois nossos números ainda são altos, mas estamos trabalhando duro para fazer do Estado um lugar melhor para viver”.
“Esses números são fruto de um esforço coletivo, da integração de forças da Secretaria de Segurança, toda a equipe de Governo e instituições para reduzir a violência. Uma colaboração conjunta que tem como objetivo o interesse público. E os investimentos na área social que o Governo vem fazendo irão nos ajudar a dar respostas muito mais positivas. Parabéns e obrigado a todos por esta grande parceria”, disse o vice-governador César Colnago.