Mais de sete mil e 500 veículos, entre carros e motocicletas, foram roubados no Espírito Santo em 2019. O montante representa, em média, 20 ocorrências por dia. O levantamento foi realizado pela produção da TV Vitória/Record TV, com base em dados divulgados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV).
Segundo as estatísticas, os carros foram os maiores alvos de criminosos. No total, foram 3.957 furtos e 3.090 roubos em 2019, no Espírito Santo. Em relação às motocicletas, foram registrados 349 furtos e 121 roubos.
O município da Serra lidera o número de furtos e roubos (1.720), seguido de Vila Velha (1.360), Cariacica (1.201) e Vitória (643). Apesar do alto índice de furtos e roubos de veículos, os números apontam uma queda de aproximadamente 15% na prática do crime, em relação a 2018.
O delegado Romualdo Gianordoli explica que os veículos roubados ou furtados são utilizados de várias formas pelos criminosos. “Uma pequena parte é utilizada na prática de novos crimes, e algumas vezes acabam sendo abandonados. Mas a grande maioria é reutilizada, mesmo que com algumas adulterações. A outra parte, a minoria, é repassada para desmanches, para a venda das peças”.