Um velho golpe vem fazendo novas vítimas em Cachoeiro. Um modelo aplicado pelo telefone a pacientes internados em unidades hospitalares, conhecido como o ‘golpe do falso médico’, é uma prática em que um estelionatário liga para familiares de pacientes, se identifica como médico e pede dinheiro para a realização de exames.
Recentemente, duas tentativas aconteceram com pacientes no Hospital Unimed Sul Capixaba, no município. Sem sucesso para o estelionatário, as vítimas registraram boletim de ocorrência na Delegacia Regional de Cachoeiro.
“Já vínhamos fazendo um trabalho preventivo, informando pacientes, familiares e a equipe do hospital sobre a prática desse golpe, pois tivemos casos como esses no passado e sabemos de tentativas do mesmo golpe em outros hospitais do Estado. Felizmente, a partir no nosso alerta, o golpe não foi concretizado, já que as famílias estavam atentas”, conta o supervisor de relacionamento da Unimed Sul Capixaba, Maycon Delatorri.
Ao ser contatado pelo estelionatário, um parente de uma paciente ouviu do falso médico que o plano de saúde não cobria a realização dos exames necessários para o tratamento e, por esse motivo, deveria depositar a quantia de R$ 2.390,00 em uma conta bancária até às 12h do mesmo dia.
Atento ao golpe, o familiar disse que só conseguiria realizar o depósito através de transferência via celular e, para isso, precisaria do nome completo e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do destinatário.
“Com o nome e CPF informados pelo estelionatário, o familiar nos procurou e relatou o caso. Fizemos uma busca pelo CPF e conseguimos descobrir os dados e o endereço dele. Para nossa surpresa, ele se identificou com o nome verdadeiro e é morador de Rondonópolis, em Mato Grosso. Fizemos o Boletim de Ocorrência e entregamos todo o material para a polícia”, completa Delatorri.
A segunda vítima do golpe também percebeu a tempo do que se tratava e desligou o telefone sem dar sequência a conversa. “Estamos intensificando esse trabalho informativo em todo o hospital, com colaboradores, pacientes e acompanhantes. É preciso deixar claro que a Unimed Sul Capixaba ou qualquer um de nossos colaboradores não pede informações de pacientes por telefone, muito menos, depósitos em dinheiro”, alerta o diretor de recursos próprios, Gediel Teixeira Xavier.
A Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Cachoeiro investiga o caso e orienta aos familiares e pacientes a procurar informações diretamente no hospital, caso recebam esse tipo de ligação, e registrar boletim de ocorrência.