As famílias que invadiram uma área particular na região da Grande São Pedro, em Vitória, começaram a desocupar o local na manhã desta terça-feira (25). Algumas pessoas se revoltaram e um ônibus do sistema municipal da capital foi parado na tentativa de interditar a rodovia Serafim Derenzi.
Aos poucos, as famílias deixavam a área com colchões e outros objetos usados para montar as barracas. Cerca de 500 famílias com, aproximadamente, 1500 pessoas ocupavam a área há cerca de 30 dias.
Homens da polícia montada, do policiamento ostensivo da Polícia Militar e da Companhia de Operaçoes Especiais participaram da ação. De acordo com a assessoria da PM, os policiais estavam cumprindo a determinação judicial de acompanhar os trabalhos dos oficiais de justiça na reintegração de posse, para garantir a segurança dos envolvidos.
Alguns caminhões ajudaram na retirada dos móveis. A invasão na área particular teve o apoio do Movimento Nacional de luta pela moradia. O presidente do movimento, Vicente Mendes Filho, questionou o futuro das famílias. “Trouxeram a liminar e a gente está saindo de maneira pacífica. Mas temos uma pergunta: pra onde vão essas pessoas?”, disse.
Esta foi a segunda tentativa de desocupar a área. No dia 10 de abril, oficiais de justiça estiveram no local comunicando a decisão, mas os ocupantes não obedeceram. Foi dado um prazo ate hoje para que eles desocupassem o local.