Polícia

Fentanil no ES: "Apenas uma dose pode matar", afirma delegado

Cinquenta vezes mais potente do que a heroína e 100 vezes mais forte que a morfina, substância pode matar levar a óbito na primeira dose; veja os sintomas

Foto: Divulgação

O fentanil segue preocupando as autoridades policiais capixabas. Apesar da produção e do uso legal para a medicina, como anestésico, o composto químico tem se tornado alvo de traficantes de droga no Brasil e, mais especificamente, no Espírito Santo.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para além da preocupação em torno da ilegalidade e da alimentação do tráfico de drogas, outro fator que assusta as autoridades é o forte poder de destruição que a droga é capaz de causar no organismo dos usuários.

Com uma potência 50 vezes maior do que a heroína e 100 vezes mais forte do que a morfina, o fentanil tem sua raiz na medicina, sendo sintetizado nos anos 60 como um anestésico. Porém, tem deixado de ser simplesmente um material hospitalar e passado a integrar esquemas de tráfico de drogas.

>> Fentanil no ES traz polícia dos EUA para investigar circulação de superdroga anestésica

Segundo explica o delegado Tarcísio Otoni, chefe do Departamento Especializado de Narcóticos (Denarc), entre as preocupações das forças de segurança em torno do tráfico de fentanil, está na alta capacidade destrutiva da droga, capaz de matar em apenas uma dose.

Foto: Divulgação / Polícia Civil

Delegado Tarcísio Otoni

“Isso pode ser rápido e pode acontecer em uma única dose. Uma única dose pode causar overdose do usuário, levando a uma parada cardiorrespiratória, e consequentemente a óbito”, salientou em entrevista à reportagem do Folha Vitória.

Quais os sintomas do uso ilegal do fentanil?

De acordo com o delegado, os rápidos sintomas que usuários de fentanil podem apresentar logo no primeiro uso do composto são:

Sonolência

Náusea

Depressão respiratória

Pressão arterial baixa

“A pessoa pode morrer em razão desse forte efeito da depressão respiratória e da baixa da pressão arterial”, acrescentou o delegado da Denarc.

Fentanil apreendido no Espírito Santo veio de hospitais

Ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, o delegado Tarcísio afirma que, até o momento, todo fentanil apreendido no Espírito Santo foi produzido legalmente em indústrias com finalidade hospitalar.

De acordo com o delegado, este mesmo composto, apreendido nos Estados Unidos, é feito em laboratórios clandestinos, em sua maior parte situados no México.

“É um fentanil em seu formato para uso exclusivo hospitalar, encontrado em laboratório de drogas. Isso sugere, sem sombra de dúvidas, a existência de um desvio desse material que é fabricado com autorização da Anvisa.”

Primeira apreensão de fentanil do Brasil aconteceu no Espírito Santo

A primeira apreensão de fentanil registrada no Brasil, aconteceu em terras capixabas. Em fevereiro, 31 frascos da substância foram apreendidos durante uma operação em Cariacica.

Todo o material foi encontrado em um laboratório de drogas instalado em uma casa abandonada, próximo à reserva ambiental de Duas Bocas, zona rural do município.

>> Tráfico internacional: drogas raras como o fentanil continuam chegando ao ES

À época, delegado Tarcísio Otoni, responsável pela investigação, afirmou que o traficante era um velho conhecido da inteligência da polícia e atua acima das facções, com o fornecimento direto de drogas às organizações criminosas.

Fentanil é encontrado em laboratório no Bairro da Penha

Recentemente, uma nova apreensão de fentanil. Desta vez, o composto foi encontrado em frascos que estavam armazenados com cocaína, anestésicos e máscaras.

A apreensão aconteceu na última terça-feira (8) e, além dos entorpecentes, também foram apreendidas diversas substâncias químicas, como norepidefrina, éter e lidocaína.

Foto: Divulgação/Sesp