A polícia fechou dez ferros-velhos irregulares, nesta quinta-feira (23), na Grande Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Ao todo, 49 estabelecimentos foram inspecionados. O objetivo foi fiscalizar ferros-velhos e oficinas irregulares para coibir o comércio ilegal de peças usadas de veículos, obtidas de forma ilícita, em sua maioria, de veículos roubados, furtados, ou com algum tipo de restrição.
De acordo com o delegado José Virgílio, da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), os estabelecimentos funcionavam sem a devida licença. “Por causa disso, não era possível saber a procedência das peças de veículos que eram mantidas nesses locais”, explicou.
Os responsáveis pelos ferros-velhos foram autuados por exercício ilegal de atividade e multados, cada um, em R$ 53 mil. Além disso, quatro também vão responder por desobediência, já que a polícia já havia mandando eles desativarem os estabelecimentos, o que não foi feito. A interdição a esses locais foi mantida.
Participaram da operação 40 policiais civis e três delegados. De acordo com José Virgílio, a Polícia Civil vai estender as ações para outros municípios onde há denúncias de outros estabelecimentos funcionando de maneira irregular.