Durante toda a manhã desta quinta-feira (4), a polícia cumpriu 27 mandados de busca e apreensão que acabaram provocando a prisão de 24 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e comércio ilegal de armas e prática de homicídios em Vila Velha.
Entre os presos estão Carlos André Toscano, Renan de Almeida Silva e Selatyel Lepaus Sampaio, ou simplesmente MC Plock, DJ Renan e DJ Piripaque, músicos que faziam apresentações em bailes funks na Grande Vitória. Segundo a delegada Lana Lage, o trio aproveitava as apresentações “para fazer a distribuição de armas e drogas em festas e bailes”.
No total, 140 policiais do Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc), da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar participaram da operação denominada “Arquipélago” e apreenderam drogas, armas, celulares e dinheiro.
O secretário estadual de Segurança Pública, André Garcia, classificou a ação como “uma das maiores operações realizadas no Estado, que fechou o cerco à criminalidade organizada que é especialmente responsável pela exploração do tráfico de drogas e de armas que abastecem o mercado de homicídios, ou seja, inúmeras pessoas foram mortas devido ao trabalho desses indivíduos”.
Garcia disse também que a operação ainda não foi finalizada e que mais pessoas envolvidas com o grupo ainda poderão ser presas.