O final de semana foi violento na Grande Vitória. De sábado (27) até a manhã desta segunda-feira (29), cinco pessoas foram assassinadas.
Neste ano, o Espírito Santo registrou 584 homicídios até o dia 31 de julho. Analisando esses números, 91% são homens e 47% tem entre 15 e 29 anos. São jovens que, na maioria das vezes, se envolvem com o tráfico de drogas.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas no celular? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Segundo o especialista em Segurança Pablo Lira, o Brasil é o país que mais registra homicídios no mundo, em torno de 40 mil por ano. Ele afirma que o perfil da vítima e do agressor é muito parecido e falta uma política pública no campo da prevenção social.
Veja as vítimas dos homicídios que aconteceram nesta final de semana:
Nova Rosa da Penha
Dois jovens foram mortos e outros três baleados em um tiroteio no bairro Nova Rosa da Penha, em Cariacica. Os moradores contaram aos policiais que o crime teria acontecido por causa da disputa do tráfico de drogas.
Um dos jovens assassinados, Marcelo Henrique Pereira dos Santos, de 19 anos, tinha acabado de sair da prisão. A mãe dele lamentou a morte precoce do filho, já que foi mais uma vítima da guerra provocada pelo tráfico de drogas. Segundo ela, o filho já havia ficado preso e fez de tudo para tirá-lo do tráfico.
“Desde quando ele tinha 12 anos a gente tá sofrendo com isso. Não quis nada, não quis estudar, sempre dei conselhos, já foi preso 9 meses, não tinha um mês que ele tava na rua”, disse a mãe.
São Pedro
Um rapaz de 20 anos foi morto a tiros no bairro São Pedro, em Vitória. Segundo testemunhas, Matheus Vinicius da Rocha Silva saiu para jogar futebol em um parque da região, quando foi baleado. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
O crime aconteceu no parque conhecido como “Chiqueirão”. O pai do jovem, o pastor Márcio da Vitória, disse que, assim que soube que o filho havia sido baleado, foi até o local e ainda o encontrou com vida.
Márcio disse que, apesar do envolvimento que o filho teve com o mundo das drogas, era uma pessoa tranquila e sem maldade no coração.
“Eu lutei pelo meu filho […] É uma dor muito grande, você ver um filho seu, que você sonhou, que você acreditou, que você via nele um potencial para ser alguém de bem”, disse o pai.
Nova Aparecida
O corpo de um adolescente de 15 anos foi encontrado dentro do Cemitério Santo Agostinho, no bairro Nova Aparecida, em Cariacica. Segundo a Polícia Militar, ele foi morto com mais de 10 tiros.
Uma tia da vítima contou que o jovem perdeu um tio em fevereiro deste ano e um irmão há três anos. De acordo com a mulher, os dois também foram baleados. Os familiares contaram ainda que a polícia investiga se os dois mortos tinham envolvimento com o tráfico.
Serra Sede
Um jovem de 18 anos foi assassinado a tiros no bairro Jardim Bela Vista, que fica na região de Serra Sede, no município da Serra. Testemunhas contaram à polícia que a motivação do crime seria a disputa pelo tráfico de drogas. A vítima foi identificada como Luís Felipe dos Santos.
*Com informações da TV Vitória/Record TV