Duas pessoas foram presas e quase 40 infrações de trânsito aplicadas durante uma operação integrada de fiscalização no Aeroporto de Vitória para combater o transporte clandestino de passageiros e reforçar a segurança no trânsito.
A ação contou com a participação de agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), da Guarda Civil Municipal de Vitória e da Polícia Civil, por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT).
Durante a operação, 58 veículos foram abordados e 39 infrações de trânsito foram registradas. Entre os flagrantes, dois condutores foram presos por participação em corrida ou competição automobilística em via pública sem autorização.
LEIA TAMBÉM:
Outros três motoristas foram autuados por práticas ilegais: dois por exercício irregular da profissão e um por violar a suspensão do direito de dirigir. Todos tiveram os veículos apreendidos e assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência.
Dentre as infrações, os agentes identificaram casos como:
- Dirigir sob efeito de álcool (2);
- Recusar o teste do etilômetro (3);
- Conduzir veículo com licenciamento vencido (5);
- Veículo em mau estado de conservação (3);
- Transporte remunerado não licenciado (3).
Fiscalização para reforçar a segurança no trânsito
A blitz foi realizada na Avenida Adalberto Simão Nader, no bairro República, abordando motoristas nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto. Jederson Lobato, gerente de Fiscalização do Detran-ES, destacou o impacto dessas ações na segurança viária.
Nosso foco está no combate ao transporte clandestino e às infrações de trânsito que podem causar sinistros e mortes. A missão dos órgãos de segurança viária é proteger vidas e reduzir a violência no trânsito, afirmou.
O delegado Joel Lyrio Junior, da Delegacia de Delitos de Trânsito, reforçou a repressão ao transporte clandestino, salientando que ações ilegais e comportamentos de risco não serão tolerados.
“Essa operação é uma vertente do Estado Presente, voltada para reprimir delitos de trânsito e garantir a segurança nas vias. O transporte clandestino, especialmente em locais como o aeroporto, será rigorosamente combatido”, enfatizou.
O inspetor Charles de Marchi, do Grupamento Tático Operacional (GTO) da GCM Vitória, ressaltou o planejamento estratégico da operação.
“Identificamos a atuação de transporte clandestino no aeroporto, que coloca passageiros em risco. Nosso objetivo é preservar vidas e promover segurança no trânsito”, concluiu.